Juro que não vou comer. Juro que não vou comer. Mas ser mãe é isto. É sacrificar-me pelos filhos. Vou fazer-lhes esta receita divinal do site cooked, mas não vou comer. Vou provar… que é uma coisa totalmente diferente. Um cozinheiro que não prova não é digno desse nome. Eu sei que não sou propriamente uma chef, nem nasci para a cozinha, mas tenho aprendido umas coisas com o meu querido Marido Mistério. E esta receita é tão fácil que até eu consigo fazer.
Ingredientes
- 8 laranjas
- 200 g de farinha
- ½ colher de sopa de fermento
- Uma pitada de sal
- 120 g de iogurte
- 3 ovos
- 175 g de açúcar refinado
- Raspas de 2 laranjas
- 60 g de manteiga derretida
Para o xarope de laranja
- 30 g de açúcar refinado
Pré-aqueça o forno a 180º C. Lave bem e seque as laranjas. Corte a parte de cima e, com a ajuda de uma colher de metal, retire todo o conteúdo das laranjas e ponha de lado numa taça. Disponha as laranjas vazias com a abertura virada para cima num tabuleiro de ir ao forno.
Junte todos os ingredientes numa taça grande e misture bem até ficar com uma consistência macia. Divida a mistura pelas laranjas (encha cerca de 2/3 de cada laranja) e leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até ficarem com um tom dourado e acastanhado. Pode também enfiar um palito dentro de um dos bolos: se sair limpo é sinal de que estão prontos.
Para o xarope, esprema o sumo das laranjas que reservou no início e coloque o sumo e o açúcar extra num tacho pequeno e deixe ferver em lume médio. Depois mantenha-o em banho-maria durante 10 a 15 minutos ou até o xarope ficar reduzido a metade e reserve.
Quando retirar os bolos do forno, despeje sobre cada um o xarope de laranja ainda quente. E pronto, assim se faz um lanche super original e delicioso. Pena eu não poder comer… mas é a vida.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: cooked
Só para dizer que estou gravida de 5 meses e vos vou culpar pelo meu excesso de peso.
eu venho aqui comer SÓ com os olhos….mas depois não me contenho.
blog delicioso 🙂
Muito obrigada, M.
E muitos parabéns pela gravidez!
Vai ver que vai nascer com boa boca ;). Os nossos filhos não são nada esquisitos, comem tudo e eu acho que foi por causa dos petiscos que Ele me fazia durante a gravidez :).
Muitos parabéns, mais uma vez,
Ela
Olá,
Antes de mais queria dizer que venho sempre espreitar as vossas receitas. E sim, fico sempre com água na boca.
Neste caso específico, como comem o bolo na casca da laranja? Descascam a laranja ou simplesmente com a colher comem o bolo pela abertura que fizeram na casca?
Olá, Filipa
Muito obrigada pelo seu comentário. Neste caso, comemos o bolo com uma colher ou um garfo através da abertura da laranja! É mais divertido.
Um beijinho, Ela
Adorei esta ideia, só acho que não ficou bem perceptível se na elaboração da massa de bolo também entra o conteúdo das laranjas que se retira inicialmente. Poderia responder-me por favor?
Obrigada!
Olá, Filipa
Desculpe só responder agora mas temos andado a mil! O conteúdo das laranjas é usado para fazer o xarope: no fim da receita, explico que deverá espremer o sumo das laranjas para misturar com o açúcar para obter o xarope!
Boas receitas!
Um beijinho, Ela
Obrigada! 🙂
A casca não se come?
Nós preferimos passar a casca 😉
Meia colher de sopa de sal, está correto? Ou será engano?
Olá, Pedro
Muito obrigado pelo alerta. Era uma gralha. É uma pitada de sal.
Obrigada,
Ela