Parece uma contradição, mas é uma perfeição. Uns brownies deliciosos, tão fofinhos como as bochechas de um bebé, e sem farinha nem glúten, é o sonho de qualquer pessoa às portas de mais um Verão com o tronco ao léu. E então se esses brownies também não levarem açúcar, eu sinto que o corpo do Cristiano Ronaldo está neste preciso momento a descer sobre esta pobre e melancólica alma.
O segredo desta espectacular receita que preparei cá em casa está no abacate. É ele que vai dar a textura cremosa aos brownies e que vai substituir tanto a farinha como o leite.
Ingredientes
- 300 g de chocolate preto picado
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 230 g de abacate maduro sem casca nem caroço
- 170 g de mel
- 3 ovos
- 60 g de cacau em pó sem açúcar
- 50 g de farinha de coco
Para a cobertura
- 1 tablete de chocolate preto
- 5 colheres de sopa de água
- Coco ralado para polvilhar
Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Comece por forrar com papel vegetal uma forma quadrada com cerca de 25 cm. Derreta o chocolate com o óleo de coco e deixe de parte para arrefecer ligeiramente.
Enquanto espera, coloque o abacate descascado dentro de um liquidificador e bata até ficar com um puré macio. Assim que o chocolate estiver à temperatura ambiente, misture-lhe o puré de abacate e o mel. Junte os ovos, um de cada vez, mexendo bem antes de adicionar o ovo seguinte.
Coloque a farinha de coco e o cacau e mexa até ficar com uma massa homogénea. Despeje a massa para a forma e espalhe-a bem, alisando o topo. Leve ao forno, durante 12 a 15 minutos, até que a parte de cima esteja firme. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de cortar.
Enquanto olha para os brownies a arrefecerem, com este aspecto maravilhoso, vá preparando a cobertura. E, para isso, só precisa de derreter o chocolate com a água. Depois de desenformar os brownies, espalhe por cima o chocolate derretido, polvilhe com coco ralado muito fininho e termine com umas framboesas frescas. Corte em quadrados e coma. Sem parar. E sem se arrepender que hoje é feriado.
Uns óptimos brownies para si onde quer que o abacate esteja,
Ele
fotos: bárbara tomaz/me at the kitchen para casal mistério