brownies saudáveis sem glúten, sem lactose e sem culpas!

    Não sei se também vos acontece mas quando estou de dieta, tenho desejos de tudo o que não posso comer. Nunca tive desejos nas gravidezes, mas agora tem sido uma autêntica desgraça: quase todos os dias chego ao fim das minhas parcas refeições com uma vontade imensa de comer qualquer coisa doce. Até pode ser um quadrado de chocolate preto, só pelo pequeno prazer de pecar. Por isso, quando descobri estes brownies saudáveis do ótimo blog Ambitious Kitchen, as minhas hormonas começaram aos saltos e o meu cérebro fixou-se numa única obsessão: “Eu tenho de experimentar esta maravilha!”; “Eu tenho de experimentar esta maravilha!”

    É sempre bom lembrar (sobretudo a mim própria para eu me convencer de que não me vou desgraçar outra vez) que esta receita tem poucos hidratos, não tem glúten nem lactose e até é permitida pela dieta paleolítica! Logo, é super saudável!

    E quando eu fico obcecada, o meu querido Marido Mistério sabe que só tem uma opção: ir para a cozinha. E o que é que Ele vai precisar para fazer estes deliciosos brownies? Já tratei de tudo (sim, porque eu sou uma mulher muito prendada): óleo de coco, açúcar de coco, extrato de baunilha, um ovo, farinha de amêndoa, cacau em pó, bicarbonato de sódio, sal e framboesas. Para o molho, Ele só precisa de pepitas de chocolate (a autora recomenda vegan ou sem lactose) e óleo de coco para finalizar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    AlmondFlourBrownies-5.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Pode usar uma ou duas frigideiras de ir ao forno ou um tabuleiro. Se usar as frigideiras, unte-as com óleo de coco, se usar o tabuleiro forre-o com papel vegetal.

    Entretanto, coloque um pequeno tacho em lume brando e junte o óleo e o açúcar de coco. Mexa bem até o óleo de coco ficar completamente derretido e brilhante. Reserve e deixe arrefecer durante alguns minutos. Depois transfira para uma taça e acrescente o ovo e o extrato de baunilha até obter uma consistência macia.

    A seguir, junte os ingredientes secos: a farinha de amêndoa, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Mexa bem até obter uma massa macia e espessa. Espalhe pelo tabuleiro ou pelas frigideiras que entretanto preparou. Disponha e empurre as framboesas por cima da massa do brownie.

    Se optou pelas frigideiras, leve ao forno durante 12 a 15 minutos até as bordas começarem a soltar-se. Se preferiu o tabuleiro, deixe-o no forno durante 18 a 23 minutos até as bordas ficarem prontas. É sempre preferível deixá-lo menos tempo no forno para ficar cremoso por dentro. Antes de cortar e servir o brownie, deixe-o arrefecer.

    Para fazer o molho de chocolate, é só colocar as pepitas de chocolate e o óleo de coco num tacho pequeno em lume brando e mexer bem até derreter. Espalhe por cima dos brownies.

    Quem quer pecar comigo um bocadinho?

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

    2 comentários em “brownies saudáveis sem glúten, sem lactose e sem culpas!

    1. Diz: É sempre bom lembrar (sobretudo a mim própria para eu me convencer de que não me vou desgraçar outra vez) que esta receita tem poucos hidratos, não tem glúten nem lactose e até é permitida pela dieta paleolítica! Logo, é super saudável!

      Olhe que não…

      Porque é que são mais saudáveis e os come sem culpa? Não dá para entender…

      O óleo de coco é mais calórico que o mesmo peso de manteiga e tem uma maior percentagem de gorduras saturadas (com algumas características diferentes, mas não está garantido que sejam melhores). O açúcar de coco é tão calórico como o açúcar normal, e de facto não muito diferente em termos de composição base – 80% é o açúcar normal.

      Substitui a farinha, por farinha de amêndoa, muito mais calórica que a farinha normal (50% do peso da amêndoa é gordura), enquanto na farinha de trigo é de apenas 1%. Ou seja caso não seja intolerante à lactose ou celíaco, não vejo vantagem. São uns brownies extremamente ricos em gordura e portanto muito calóricos.

    2. Caro anonimo
      O Oleo de coco tem gorduras que são, segundo os novos estudos,consideradas saúdaveis e beneficas. Também é um alimento que auxilia a produção de ketonas nas dietas baixas em hidratos de carbono, ou seja ajuda a queimar gordura.
      O açúcar de coco tem um indice glicemico baixo não faz subir os niveis de insulina e assim sendo não leva á acumulação de gordura nem leva a inflamação. E tem imensos micronutrientes ausentes dos açúcares convencionais.
      Novamente a gordura da amendoa é saudavel e benefica, a amendoa tem mais nutrientes do que a normal farinha de trigo, sendo assim bem melhor para o nosso corpo.
      Tudo junto com cacau é uma receita de sonho, cheia de nutrientes.
      Pode ter mais calorias mas o efeito no corpo é mais benefico que um brownie normal ou até um bolo ligh ou de dieta.
      Vai ajudar a manter os niveis de hormonas de saciedade ajudando a manter o regime alimentar saudavel.

      Gorduras podem ser saudaveis quando bem escolhidas e não combinadas com imenso açucar ou alimentos de alto indice glicemico.

      Diferentes pessoas diferentes regimes alimentares diferentes efeitos no corpo. Basta procurar informação e não seguir estudos ultrapassados que são anti gorduras.

      Parabéns aos autores to blog, é sempre uma inspiração.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *