Tem a sogra a lanchar em sua casa e quer causar boa impressão? É daquelas pessoas que adora que lhe perguntem:
– Tão bom! É o quê?
E responde com visível orgulho:
– Foi uma invenção de última hora. É facílimo, não tem segredo nenhum.
Mas não desvenda nada, radiante com o sucesso do prato?
Esta receita, de um dos meus blogs preferidos, Top with Cinnamon, é para si: deliciosa e como diz a minha querida mãezinha: “Faz imensa vista”.
Ingredientes
Para 6 a 8 bruschettas
- 1 abóbora média
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 pitada de flocos de chili
- 1 colher de sopa de xarope de ácer
- 1 colher de sopa de vinagre de cidra
- 3 cebolas pequenas (brancas ou roxas) ou chalotas, sem casca e fatiadas
- Sal
Para servir
- Queijo ricotta
- Fatias de pão tostado
Pré-aqueça o forno a 200º C. Descasque a abóbora e corte-a ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos de cerca de dois centímetros. Coloque num tabuleiro de ir ao forno pondo por cima uma colher de sopa de azeite, o sumo de limão e os flocos de chili. Deixe assar durante 30 minutos. Depois, ponha num liquidificador ou bata mesmo com a varinha mágica. Acrescente o xarope de ácer, o vinagre de cidra e tempere com sal.
Entretanto, coloque as cebolas numa frigideira e vá mexendo em lume médio até ficarem acastanhadas. Junte o azeite restante e uma pitada de sal e continue a cozinhar durante mais 5 minutos até as cebolas estarem macias. Misture as cebolas caramelizadas no puré de abóbora.
Espalhe cerca de uma colher de sopa de ricotta em cada fatia de pão tostado e cubra com uma porção generosa de puré de abóbora. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Vai ver que vai ser um sucesso. E se lhe perguntarem como é que fez, não se esqueça de responder:
– Mistéeerio!
Um bom lanche para si,
Ela
receita e foto: topwithcinnamon
Este lanche faz-me lembrar o jantar de ontem. Somos também um casal e tal como vocês adoramos experimentar novos restaurantes. Moramos na margem sul e parece que agora não precisamos passar a ponte, termos sempre novos restaurantes, ontem a surpresa foi o restaurante Pita.gr (costa de caparica) onde somos mesmo transportados até à Grécia, vale a pena e o preço até é em conta. Numa quarta feira estava cheio…acho que diz tudo.
tem tão bom aspecto! vou experimentar 🙂 será que dá para substituir o xarope de ácer por mel?
Pode, claro. Depois diga-nos se ficou bem 😉
aproveitei a visita dos sogros no fim de semana e experimentei a receita! todos ficaram fãs! uma receita, sem dúvida, a repetir 🙂 as únicas alterações foram o mel em vez do xarope de ácer e piquei cebolinho para pôr por cima. Delicioso 🙂