burrata com morangos caramelizados para celebrar o santo antónio

    Eu sei que hoje é dia de marchas, de manjericos, de arraiais, de sardinha no pão com pimentos e muita sangria a escorregar garganta abaixo. Mas cá em casa, este ano, decidimos fazer uma celebração diferente: um almoço leve, fresco, irresistivelmente cremoso e com sabor a férias em Itália. Já que não há orçamento para ir até Itália, trazemos a Itália até à nossa cozinha. E a grande protagonista do dia é esta cremosa burrata com morangos caramelizados, que descobri no blog The Seasonal Junkie. Aliás, esta entrada ou prato principal (porque nesta época temos mais sede do que fome) vai dar cabo da minha dieta mas ao mesmo tempo conquistar corações, incluindo o do meu querido Marido Mistério, que normalmente torce o nariz a fruta quente (até hoje).

    Assim, para fazermos esta delícia, precisamos de ter em casa morangos lavados, sem pés e cortados ao meio se forem grandes, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, 4 bolas de burrata bem escorridas, pistácios torrados e sem casca (picados), 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada, manjericão fresco picado, pão rústico cortado em fatias (idealmente alentejano ou de fermentação lenta), flor de sal e pimenta preta moída na hora. Já agora, um fio de azeite virgem extra, para grelhar o pão.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200° C.

    A seguir, misture o vinagre balsâmico com o açúcar mascavado numa taça. Depois, coloque os morangos num pirex e regue com essa mistura. Envolva bem e leve ao forno durante 20 minutos, até os morangos ficarem suculentos, ligeiramente caramelizados e a perfumar a casa toda.

    Enquanto os morangos estão no forno, pique as ervas e os pistácios (pode usar um almofariz ou uma faca afiada). Reserve.

    Entretanto, grelhe as fatias de pão numa grelha quente ou numa frigideira, durante cerca de 1 minuto de cada lado, até ficarem marcadas e crocantes. Pode pincelar com azeite antes.

    Agora o melhor: montar o prato. Para isso, disponha a burrata num prato largo. Abra ligeiramente cada bola para revelar aquele interior cremoso e delicioso. Depois, distribua os morangos caramelizados por cima e à volta. Salpique com as ervas frescas e os pistácios picados. Termine com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

    Sirva logo, com o pão grelhado a acompanhar… e uma bela sangria bem gelada ao lado, claro. Em honra de Santo António, porque ele merece.

     

    Bom Santo António!
    Ela

     

    receita e foto: the seasonal junkie

     

    Se quiser ler mais receitas com burrata, carregue na galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *