camarão com feijão manteiga e cuscuz de limão: um jantar fácil, saudável e delicioso

    Estou cada vez mais viciada em cuscuz. A minha querida mãezinha faz um ar enjoado cada vez que a tento convencer a provar. É preciso uma paciência de Job. Já a iniciei, a muito custo, no sushi e nas maravilhas da comida japonesa, se bem que só come tempuras, gyosas e de garfo e faca em punho, claro. Nem se atreve a tentar manusear os pauzinhos. Agora, quando lhe sugiro cuscuz e lhe explico que é um prato árabe com origem no Magreb, revira-me os olhos e diz:

    – Santa paciência, quem me tira o arroz e a massa tira-me tudo!

    É nestas alturas que a minha paciência se esgota e desisto de trazer algum exotismo à vida da minha querida e amada progenitora. A minha querida Mãe Mistério nem sabe o que perde, porque esta receita, por exemplo, do site Food and Wine, tem os 3 adjetivos que gostamos para um jantar num dia de semana: fácil, saudável e deliciosa.

    Só preciso de cuscuz, azeite extra-virgem, camarão médio com casca, piripíri, manteiga sem sal, feijão-manteiga em lata, alcaparras, sumo de limão fresco e salsa picada. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    enhanced-buzz-29995-1368037474-22.jpg

     

    Numa taça, misture os cuscuz com ¾ de uma chávena de água a ferver. Tape e deixe cozer durante 5 minutos. Vá mexendo com um garfo.

    Entretanto, numa frigideira antiaderente, aqueça duas colheres de sopa de azeite. Junte os camarões e o piripíri e deixe cozinhar em lume médio alto até ficarem dourados, durante 2 a 3 minutos. Transfira para um prato. Ponha a manteiga na frigideira, junte o feijão, as alcaparras e o sumo de limão. Deixe cozinhar, mexendo, durante 2 minutos.

    Junte a mistura do feijão-manteiga, uma colher de sopa de azeite e a salsa ao cuscuz. Tempere com sal e pimenta e sirva com os camarões por cima.

     

    Bom jantar,

    Ela

     

    receita e foto: food and wine

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *