camarão tigre com molho de manteiga e prosecco para arrasar num jantar especial

    Esta receita de camarão tigre com molho de manteiga e Prosecco é ideal para quando tem convidados para jantar. Ainda por cima, é deliciosa e facílima de fazer. Já estou a imaginar aqueles camarões mergulhados num molho com manteiga, vinho Prosecco, limão e muito alho. Que maravilha! Aliás, pode servir como entrada com umas fatias de pão torrado ou sobre um cremoso risotto. Como diria a Vera Roquette nos anos 80, agora escolha!

    Para fazer esta divinal receita do blog Plays Well With Butter, precisa de comprar uns bons camarões tigre, uma garrafa de Prosecco, manteiga com sal, sumo de um limão, um limão cortado em rodelas fininhas, 8 dentes de alho esmagados, salsa, sal e pimenta preta moída.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, seque os camarões com uma folha de papel de cozinha e reserve-os.

    Entretanto, coloque o Prosecco numa panela em lume médio alto. Depois, deixe ferver, cozinhe durante 12 a 15 minutos e vá mexendo de vez em quando, até reduzir para cerca de metade.

    A seguir, reduza para lume brando e, enquanto vai mexendo, adicione algumas colheres de sopa de manteiga à panela com o Prosecco. Quando a manteiga tiver derretido, continue a juntar mais manteiga aos poucos, e vá mexendo, sempre em lume brando. Quando a manteiga estiver totalmente incorporada, adicione o sumo e as rodelas de limão, o alho esmagado e a salsa. Depois, tempere com sal e pimenta e deixe apurar em lume brando, mexendo firmemente, durante 2 a 3 minutos.

    No final, prove e ajuste os temperos, se achar necessário.

    Entretanto, adicione os camarões à panela, ainda em lume brando. Coloque 5 a 6 de cada vez de forma a ficarem todos submergidos no molho. A seguir, cozinhe durante 2 a 3 minutos até ficarem cor de rosa. Depois, transfira os camarões para uma taça e reserve. Finalmente, repita o processo com o resto dos camarões.

    Deixe arrefecer os camarões para os conseguir descascar.

    Sirva-os com o molho por cima, acompanhados por fatias de pão tostado, se optar por uma entrada.

    Se preferir, sirva-os sobre um risotto ou sobre a sua massa preferida, como prato principal.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: plays well with butter

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *