Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

camembert no forno com uvas tostadas, o aperitivo ideal para este fim de semana

16.04.21

E não é que, de repente, já é sexta-feira outra vez? Yeah! Que maravilha! Tentei – é verdade que tentei, com pouco sucesso, mas tentei – fechar a boca durante a semana para a poder escancarar durante o fim de semana. Por isso, andei em busca do aperitivo perfeito para abrir as hostilidades do jantar de sexta-feira. E não é que descobri no blog Mind Food uma receita de um camembert no forno que ainda não tínhamos feito? Ainda por cima com uvas, que eu adoro. Já estou a salivar.

Para fazer esta tentação precisa de ter em casa um camembert, um dente de alho fatiado, alecrim ou tomilho, azeite e umas tostas integrais para acompanhar.

Depois precisa também de uvas brancas e pretas sem grainhas, azeite, vinagre de vinho branco, mel e tomilho picado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

timthumb.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Unte e forre dois tabuleiros com uma folha de papel vegetal.

Abra o queijo e disponha-o num dos tabuleiros. Com a ajuda de uma faca afiada, faça alguns furos no topo do queijo e preencha-os com o alho e com o tomilho. Espalhe por cima um fio de azeite e tempere com sal e pimenta. Reserve.

No outro tabuleiro, misture as uvas, o azeite, o vinagre, o mel e tempere com sal e pimenta. Acrescente uma colher de chá de tomilho. Misture bem e leve ao forno durante 35 a 40 minutos, mexendo a meio do tempo, até as uvas amaciarem e começarem a caramelizar. Passe pelo resto do tomilho e transfira as uvas para uma taça.

Leve agora o queijo ao forno durante 12 a 15 minutos.

Retire do forno e retire com cuidado o topo do queijo.

Sirva o camembert com as tostas integrais e com as uvas tostadas por cima.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: mind food