É a desculpa de que eu precisava para poder fazer chantilly em casa. Se leva iogurte grego, é saudável, certo? Não?! Como não?!
A invenção é do sempre espectacular site de comida Food52 e tanto pode ser feita com açúcar ou sem açúcar. O iogurte grego vai dar uma consistência ligeiramente mais densa ao chantilly, apesar de manter toda a cremosidade. Além disso, ainda lhe dá um toque levemente azedo e até picante que combina divinalmente com o doce do resto da sua sobremesa.
Além disso, tudo isto é facílimo de fazer. Só vai precisar de natas para bater e de metade da quantidade de iogurte grego, ambos gelados.
Bata os dois ingredientes juntos, na velocidade máxima, até começar a formar picos, como acontece com o chantilly. Se quiser, adicione açúcar de confeiteiro a gosto e faça um chantilly doce. Mas eu gosto é desta maravilha mesmo assim, sem açúcar, para acompanhar um bolo, um doce ou fruta bem madura – e para não ter de ouvir as reprimendas da minha querida Mulher Mistério por estar a abusar no açúcar.
Um óptimo chantilly para si onde quer que o iogurte grego esteja,
Ele
receita e foto: food52