cheesecake com xarope de ácer e nozes caramelizadas: mais um teste para o natal

    Ok, não sei se partilha do mesmo sentimento, mas eu sou capaz de ir ao fim do mundo por um bom cheesecake! Sabe aquele sabor cremoso, com uma base crocante e, claro, um toque especial no topo? É um sonho! Então, quando descobri no New York Times esta receita inspirada nos clássicos cheesecakes de Nova Iorque, com xarope de ácer (aquele doce maravilhoso que os americanos põem em tudo), sabia que tinha de experimentar! Aliás, esta receita é perfeita para surpreender os seus convidados e, quem sabe, fazer como sobremesa para o Natal. Além disso, este cheesecake sempre é um pretexto para viajarmos até Nova Iorque sem sair da cozinha.

    Ingredientes:

    Para 10 fatias

    • 85 g de bolachas digestivas trituradas
    • 255 g de açúcar, dividido
    • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
    • 1 kg de queijo creme (à temperatura ambiente)
    • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
    • 120 ml de xarope de ácer, dividido
    • 4 ovos
    • 2 gemas de ovo
    • 60 ml de natas
    • 1 colher de chá de amido de milho
    • 115 g de metades de nozes

    Preparação

    Faça primeiro a base

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180° C.

    Entretanto, misture as bolachas trituradas com 2 colheres de sopa de açúcar numa taça e mexa bem com um garfo. A seguir, unte os lados de uma forma redonda (com fundo amovível) de 23 cm. Depois, adicione a manteiga derretida à mistura de bolachas e misture até ficar bem húmido. A seguir, espalhe a mistura uniformemente na base da forma e pressione com o fundo de um copo. Depois, leve ao forno durante 10 minutos e deixe arrefecer.

    A seguir, aumente a temperatura do forno para 260° C.

    Prepare agora o recheio

    Enquanto isso, com uma batedeira, bata o queijo creme durante cerca de 2 minutos até ficar macio. A seguir, misture a farinha com o açúcar restante e adicione ao queijo creme, juntamente com metade do xarope de ácer, em três partes, batendo entre cada adição. Depois, adicione à massa os ovos e as gemas, um a um, batendo após cada adição. Por fim, acrescente as natas e misture bem.

    Entretanto, espalhe o recheio para cima da base e leve ao forno durante 15 minutos. Depois, reduza a temperatura do forno para 95° C e mantenha o cheesecake no forno durante mais uma hora. Depois, desligue o forno, deixe a porta entreaberta e deixe o cheesecake arrefecer no forno duratne mais 30 minutos.

    A seguir, leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas (ou até 24 horas, se tiver paciência!).

    Faça a cobertura de nozes caramelizadas

    Quando estiver pronto para servir, aqueça o xarope de ácer restante numa pequena panela em lume brando até começar a borbulhar. Nessa altura, deixe ferver suavemente durante 1 minuto até engrossar um pouco. Depois, acrescente o amido de milho, mexa bem, e desligue o lume. Adicione as nozes e envolva-as no xarope. A seguir, coloque as nozes numa folha de papel vegetal para arrefecerem e endurecerem, transformando-se numa espécie de praliné irresistível.

    Depois, é só espalhar estas nozes caramelizadas por cima do cheesecake e servir.

     

    E pronto, foi assim que viajámos até Nova Iorque, sem sequer precisarmos de fazer malas. É a grande vantagem de sermos pobres.

     

    Boa viagem até à cozinha,

    Ela

     

    receita e foto: new york times

     

    Se quiser ler mais receitas de cheesecakes, carregue na galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *