Estou em choque! Não, não é com a hipótese de ter Jerónimo de Sousa como ministro das Finanças e Catarina Martins como ministra dos Negócios Estrangeiros. É com a possibilidade de comer a casca da banana à sobremesa. No fundo, nem sequer estamos a falar de possibilidades, estamos a falar de recomendações – feitas por médicos, chefs e nutricionistas.
Estudos recentes concluíram que a casca da banana tem mais potássio, magnésio e fibras. Mas não é só. Produz também elevadíssimas doses de serotonina, o que ajuda a aumentar a boa disposição e a combater a depressão (o que, nos dias que correm, é uma necessidade cada vez maior para conseguir acompanhar a actualidade política em Portugal…).
Mas ainda há mais. Segundo um porta-voz da Associação de Dietética Britânica, citado pelo jornal Metro, a casca da banana ainda ajuda a reduzir o colesterol. O único problema é mesmo o sabor. E foi por isso que o jornal britânico Daily Mail convidou o chef italiano Aldo Zilli para transformar a casca da banana num delicioso ingrediente para a sua sobremesa. O resultado é este prometedor cheesecake de casca de banana.
Ingredientes
- 175 g de bolachas digestive desfeitas
- 75 g de manteiga derretida
- 700 g de ricotta
- 3 ovos
- 140 ml de natas gordas
- 75 g de açúcar refinado
- 3 colheres de sopa de farinha
- 1 casca de laranja raspada
- 3 colheres de sopa de puré de casca de banana
Ponto prévio: não vai comer a casca de banana crua. Por isso, é preciso tratar de fazer o puré com alguma antecedência. O chef italiano aconselha a deitar fora as pontas da casca e mergulhar o resto em água durante vários dias para amolecer a casca. Vá trocando a água diariamente. Quando esta estiver límpida, as cascas estão prontas a usar. Coza-as em água a ferver e depois passe-as por um liquidificador (sem a água) até ficar com um puré adocicado, que pode ser usado em bolos, smoothies ou batidos.
Agora só tem de juntar a bolacha com a manteiga, criando uma pasta que depois deve espalhar na base de uma forma para levar ao forno. Coloque-a no frigorífico enquanto faz o resto, para a tornar mais firme. Bata o ricotta com os ovos, as natas, o açúcar, a farinha e as raspas de laranja até ficar com um creme suave. Finalmente, envolva devagarinho com uma espátula o puré de casca de banana e deite tudo por cima da base do cheesecake. Leve ao forno, a 150º C, durante 25 minutos e sirva depois de arrefecer.
Eu já tenho as minhas cascas de molho. O cheesecake está a caminho.
Um bom cheesecake para si onde quer que esteja,
Ele
receita: aldo zilli; foto: daily mail
Aguardo o resultado da sua experiência.
Eu nunca me dei bem na cozinha, mas de uns tempos pra cá venho tentando algumas coisas. Vamos lá pra mais uma.
http://www.2vidas1historia.wordpress.com/
ummm, com a manteiga e as natas gordas dão uma no cravo e outra na ferradura, não? mais vale engolir os tremoços duros ou a sua água – dizem uns…