cheesecake de chocolate e mascarpone com base de oreo: mais um ensaio para o natal

    Assim não dá! Acho que o melhor é recomeçar a dieta só em 2024, não acha? Eu, já se sabe, tenho a força de vontade de uma preguiça. Além disso, o meu querido Marido Mistério anda doido a experimentar receitas atrás de receitas para o Natal. O que é que uma pobre alma em eterna dieta pode fazer? Adiar a dieta mais uma vez! Lá terá de ser. Uma pessoa sacrifica-se por um bem maior. E este cheesecake de chocolate e mascarpone vale claramente o meu sacrifício.

    A receita é do ótimo blog Baker by Nature e precisa dos seguintes ingredientes: bolachas Oreo e manteiga sem sal derretida para a base; depois, precisa de queijo creme, queijo mascarpone, leite, três ovos grandes e duas gemas de ovo, açúcar, cacau em pó, chocolate semi amargo (derretido e ligeiramente arrefecido) e extrato de baunilha para o recheio.

    Além disso, ainda precisa de mais chocolate semi amargo picado e de natas para a cobertura de chocolate.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para um cheesecake, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 160º C.

    A seguir, envolva muito bem uma forma de base amovível (com cerca de 23 cm de diâmetro) com várias camadas de papel de alumínio resistente. Depois, unte levemente a forma com spray antiaderente e reserve.

    Faça a base de Oreo

    Entretanto, coloque as bolachas Oreo no liquidificador e triture-as até que as bolachas se transformem em migalhas finas. A seguir, adicione a manteiga derretida e misture bem.

    Depois, despeje a mistura na forma que preparou, pressionando firmemente a base contra o fundo e os lados da forma. A seguir, reserve.

    Faça o recheio

    Bata o queijo creme e o queijo mascarpone no liquidificador até obter um creme macio. Depois, adicione o leite. A seguir, acrescente os ovos, as gemas e o açúcar; e misture até obter um creme homogéneo. A seguir, junte o cacau em pó e a baunilha e misture por mais 30 segundos, ou até que o cacau em pó tenha desaparecido completamente na massa. Cuidado para não misturar demais!

    Entretanto, com a ajuda de uma espátula de borracha, envolva o chocolate, mexendo suavemente até misturar.

    Depois, despeje o recheio sobre a base que preparou, espalhe uniformemente e alise a superfície com uma espátula de borracha.

    A seguir, coloque a forma num tabuleiro grande (com laterais altas) e encha o tabuleiro com água quente até a uma altura de cerca de 5 centímetros, como se fosse em banho-maria.

    Depois, leve o cheesecake ao forno pré-aquecido durante 1 hora e 20 minutos. Nessa altura, desligue o forno e deixe o cheesecake descansar durante mais 45 minutos, dentro do forno, com a porta fechada. O cheesecake deve estar ligeiramente mole no centro. A seguir, retire do forno e passe suavemente uma faca ao redor da borda do bolo, soltando quaisquer partes que possam ter ficado coladas à forma.

    Finalmente, deixe o cheesecake descansar, na bancada, durante 30 minutos antes de o tapar com película aderente e levar ao frigorífico durante pelo menos 6 horas.

    Faça a cobertura de chocolate

    Entretanto, faça a ganache, derretendo o chocolate semi amargo e as natas numa panela em lume brando ou no micro-ondas.

    Quando o cheesecake estiver pronto para servir, espalhe a ganache sobre o cheesecake e coloque-o novamente no frigorífico durante 15 minutos (para ajudar a cobertura a solidificar).

    Corte em fatias e sirva!

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: baker by nature

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *