Quem foi o despotazinho que decidiu que a base de um cheesecake tinha de ser feita de bolacha? Quem?! Acuse-se, cidadão! Está escondido, não é? Pois fique V. Exa. sabendo que essa tirania acabou. Não há mais bolacha na base do cheesecake para ninguém. Muito menos bolacha Maria. Chegou a revolta dos frutos secos. Especialmente desde que descobri esta receita maravilhosa do blog All Day I Dream About Food, que não podia ser mais a cara desta família.
Ingredientes
Para a base
- 1 chávena de nozes macadâmia
- 1 chávena de coco ralado (sem açúcar)
- 3 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante para quem está de dieta – e nós estamos!)
- 1/4 de colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (ou manteiga derretida se for para a desgraça)
Para o recheio
- 700 g de queijo creme
- 3/4 de chávena de açúcar (ou adoçante – mas atenção às quantidades)
- 3 ovos grandes à temperatura ambiente
- 2/3 de chávena de leite de coco gordo à temperatura ambiente
- 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
- 1/2 colher de chá de extracto de coco
Para o topping
- 3/4 de chávena de natas gordas batidas
- 2 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante)
- 1/2 colher de chá de extracto de coco
- 1/2 chávena de flocos de coco ligeiramente tostados
E então vamos lá começar pela base. As nozes macadâmia são um dos meus frutos secos preferidos. Adoro. Mas também estou disponível para experimentar com outros aperitivos: nozes pecan, amêndoas, cajus… o céu é o limite.
Comece por triturar os frutos secos ligeiramente. Junte o coco, o sal e o açúcar e volte a triturar até ficar com os grãos do tamanho do sal grosso. Passe esta massa para uma forma de tarte não canelada, com o fundo forrado com papel vegetal, e misture-a com o óleo de coco ou a manteiga derretida. Depois de envolver tudo com as mãos, espalhe bem a massa pelo fundo, pressionando com os dedos. Leve ao forno pré-aquecido a 160º C durante 12 a 14 minutos. Retire quando as bordas começarem a ficar mais escuras.
Numa taça, bata o queijo creme até ficar mais suave e vá juntando o açúcar, os ovos (um de cada vez), o leite de coco e os extractos de baunilha e de coco enquanto continua a bater. Quando estiver tudo bem cremoso e a base arrefecida, deite esta mistura por cima da base. No entanto, não se esqueça de passar um pouco de óleo de coco pelos lados da forma para que o seu cheesecake não fique colado.
Agora só precisa de voltar a levar ao forno, a 150º C durante uma hora e meia. Coloque o cheesecake na prateleira do meio e uma forma cheia de água na prateleira de baixo. Ok, não é só isso que falta. Também precisa de tirar o cheesecake do forno, deixar arrefecer, levá-lo ao frigorífico durante umas três horas e colocar as natas batidas com o açúcar e o extracto de coco por cima. Antes de servir, salpique o topo com os flocos de coco tostados.
Que maravilha de fim-de-semana que vai ser!
Um bom cheesecake para si onde quer que esteja,
Ele
receita e foto: all day i dream about food