É quase como um presente de Natal. Só o facto de a minha querida Mulher Mistério me autorizar a fazer esta maravilha já é o melhor presente que me pode dar. E a verdade é que este é um tempo de verdadeira excepção. Até ao dia 2 de Janeiro, sei que Ela me vai dizer que sim a tudo na cozinha. E por isso tenho de aproveitar ao máximo. Daqui até ao Natal vou fazer tantos bolos quantas as cunhas de Marcelo Rebelo de Sousa. E começo já hoje com este cheesecake de crumble de maçã com molho de caramelo salgado.
A receita é da Sainsbury’s Magazine e é facílima de preparar. De ingredientes vai precisar para a base de bolachas digestive, canela em pó e manteiga derretida. Já para o recheio, separe queijo mascarpone, queijo creme, açúcar, amido de milho, ovos e extracto de baunilha. Finalmente, para a cobertura precisa de maçãs Granny Smith descascadas e cortadas em cubos, açúcar, canela em pó, flocos de aveia, farinha, açúcar mascavado, manteiga e molho de caramelo salgado para servir. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de mais nada, prepare a base triturando as bolachas digestive com a manteiga derretida e a canela. Em seguida, espalhe este crumble pelo fundo de uma forma de 23 cm com o fundo amovível e previamente untada com gordura e forrada com papel vegetal. Leve agora ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 minutos. Retire a base do forno, reduza a temperatura para os 160º C, e deixe a base arrefecer.
Enquanto isso, prepare o recheio batendo todos os ingredientes numa taça até ficar com um creme suave e macio.
Chegámos finalmente à cobertura: envolva os cubos de maçã com o açúcar refinado e a canela. Noutra taça, misture os flocos de aveia com a farinha, o açúcar mascavado e uma pitada de sal. Em seguida, misture-lhe a manteiga e amasse tudo com as mãos até ficar em crumble.
Por fim, monte o cheesecake: espalhe o recheio por cima da base seguido dos cubos de maçã e do crumble de aveia. Leve ao forno, durante cerca de uma hora e um quarto. Assim que o crumble estiver dourado, desligue o forno e deixe o cheesecake arrefecer lá dentro durante, pelo menos, duas horas. Coloque no frigorífico durante cerca de quatro horas até servir. E sirva com o molho de caramelo salgado por cima.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que esteja o crumble de maçã,
Ele