Esta receita junta duas das minhas sobremesas preferidas numa só. Como é que eu nunca me tinha lembrado de pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer um cheesecake de crumble de maçã? Será que estou a perder qualidades? Ainda bem que descobri esta ideia genial no blog Julie Marie Eats a tempo do nosso almoço de Páscoa.
Meu querido Marido Mistério, veste o avental porque eu já tratei dos ingredientes: bolachas digestivas, noz-moscada, canela em pó, açúcar mascavado e manteiga derretida para a base. Depois, cortei duas maçãs em pequenos cubos e separei açúcar, mais canela, farinha, açúcar mascavado e manteiga para o crumble de maçã. E finalmente, comprei, para o recheio de cheesecake, queijo creme, açúcar, natas azedas, amido de milho, extrato de baunilha e ovos.
Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Faça a base
Antes de mais, comece por fazer a base. Para isso, pré-aqueça o forno a 160º C.
Entretanto, junte no liquidificador as bolachas digestivas, o açúcar mascavado, a canela e a noz-moscada. Misture tudo até obter uma espécie de farinha. A seguir, adicione a manteiga derretida e misture novamente com a farinha que obteve.
Enquanto isso, forre o fundo de uma forma de tarte com cerca de 22 cm de diâmetro com uma folha de papel vegetal.
Transfira a base para a forma e pressione contra o fundo e os lados com a ajuda da base de um copo.
Depois leve ao forno durante 10 minutos. A seguir, retire e deixe arrefecer.
Faça o crumble de maçã
Enquanto espera que a base arrefeça, prepare as maçãs e o crumble: corte as maçãs em pequenos cubos e misture-as numa taça com o açúcar e a canela.
A seguir, junte a farinha, o açúcar mascavado e a manteiga numa taça à parte. Misture bem até obter uma consistência de crumble. Reserve juntamente com os cubos de maçã enquanto prepara o recheio.
Faça o recheio de cheesecake
Primeiro, pré-aqueça o forno a 160º C.
A seguir, bata o queijo creme durante 1 minuto na velocidade mais lenta da batedeira. Depois, vá adicionando gradualmente o açúcar. Quando tiver adicionado o açúcar todo, raspe as paredes da taça e volte a misturar durante mais 1 minuto, na velocidade mais lenta.
Entretanto, misture as natas azedas e o amido de milho numa taça pequena até obter um creme macio. Adicione esta mistura à do queijo creme juntamente com o extrato de baunilha e misture tudo com a batedeira, na velocidade lenta.
A seguir, acrescente um ovo de cada vez e vá misturando sempre na velocidade lenta. Depois de juntar todos os ovos, raspe as paredes da taça e volte a misturar até obter um creme homogéneo.
Monte o cheesecake e leve ao forno
Finalmente, transfira o recheio do cheesecake para a forma. A seguir, espalhe os cubos de maçã por cima (tenha cuidado para não deixar cair os sucos da mistura para o cheesecake) e finalmente, cubra as maçãs com o crumble.
Enquanto isso, ferva água numa chaleira. Coloque a forma numa forma ainda maior, com pelo menos 25 cm de diâmetro. A seguir, transfira o cheesecake para um tabuleiro com água a ferver até cerca de 2/3 de altura.
Leve ao forno durante 1 hora e 20 ou 30 minutos.
Ao fim desse tempo, agite o tabuleiro com cuidado. Por esta altura, o cheesecake deve estar ainda mole no meio. Desligue o forno e abra ligeiramente a porta do forno para deixar o cheesecake arrefecer durante uma hora no seu interior.
Nessa altura, retire o cheesecake do forno e do banho-maria.
Deixe arrefecer durante uma hora à temperatura ambiente, só depois é que coloca no frigorífico durante pelo menos 6 horas, mas o ideal é deixá-lo a noite toda.
Uma ótima Páscoa para si e para toda a sua família,
Ela