Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

cheesecake de figos, nozes e mel: pedimos desculpa por esta interrupção, a minha dieta segue dentro de momentos

23.08.19

Pronto. Como diria a minha querida filha mais velha: “morri”. Havia necessidade de inventar uma receita tão tentadora com dois dos meus ingredientes preferidos? Amo figos e adoro nozes. Acho que vou processar a Sarah, a autora do ótimo blog Broma Bakery, por Atentado a Dietas já por si Impossíveis de Concretizar. Não é crime? Mas devia ser. É claro que não consigo resistir a uma tentação destas e vou já comprar todos os ingredientes para o meu querido Marido Mistério fazer esta maravilha. Não passa deste fim de semana.

Ele vai precisar de nozes, bolachas digestivas esmagadas (a receita original é com bolachas graham cracker, mas não são fáceis de encontrar em Portugal), açúcar e manteiga derretida para a base. Para o recheio, vou ter de comprar queijo creme, ovos, mel, extrato de baunilha, sal e figos frescos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Honey-Walnut-Fig-Cheesecake-Bars-2-683x1024.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 160º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Misture no liquidificador as nozes, as bolachas digestivas esmagadas e o açúcar até obter uma espécie de farinha e as nozes ficarem completamente desfeitas. Junte a manteiga e misture novamente até obter uma espécie de massa. Retire a massa da base e pressione-a contra o fundo do tabuleiro que preparou.

Entretanto, bata os ovos e o queijo creme numa taça grande até obter um creme leve e fofinho. Junte o mel, o extrato de baunilha, o sal e mexa bem. Espalhe o recheio por cima da base.

Coloque o tabuleiro em banho-maria (tem de arranjar um tabuleiro ainda maior para pôr por baixo do primeiro com água com cerca de 2,5 cm de altura).

Leve os dois tabuleiros (o primeiro em banho-maria) ao forno durante uma hora. Retire e deixe o cheesecake arrefecer totalmente (durante cerca de 4 horas).

Nessa altura, corte os figos às fatias e coloque-as por cima do cheesecake. Se for preciso, use uma faca afiada para acertar os figos ao longo do perímetro do cheesecake.

É bom demais para ser verdade, não é? Já estou a sonhar com o momento em que vou provar esta maravilha…

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: broma bakery

 

1 comentário

Comentar post