Pode ser um pequeno-almoço ou uma sobremesa deliciosa. Por mim, comia a qualquer hora. Não tem açúcar, por isso, não é um atentado para a minha eterna dieta. É só uma ligeira facadinha. Nada a que o meu maltratado corpo não esteja habituado. A receita é do ótimo blog Camille Styles e é muito simples de fazer
Só vai precisar, para a base, de bolachas digestive (a receita original é com graham crackers, mas não são muito fáceis de encontrar) e de óleo de coco derretido. Para o cheesecake propriamente dito, precisa de queijo creme, iogurte grego, mel ou xarope de ácer, sumo e raspas de um limão e extrato de baunilha. Para decorar, pode usar frutos vermelhos ou a sua fruta preferida (pêssego, manga ou kiwi, por exemplo), amêndoas laminadas tostadas e coco ralado tostado.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer a base. Triture as bolachas no liquidificador até obter uma espécie de farinha. Junte o óleo de coco derretido e volte a misturar até obter um crumble que se cole aos seus dedos. Divida este crumble pelos copos ou taças que vai servir e pressione com os dedos formando uma base no fundo de cada copo ou de cada taça.
Agora faça o cheesecake: limpe o liquidificador e junte todos os ingredientes do recheio numa taça. Depois transfira para o liquidificador. Misture na potência máxima até obter um creme macio. Divida a mistura pelas taças ou copos de vidro. Tape e leve ao frigorífico durante pelo menos duas horas.
Antes de servir, decore com a fruta, as amêndoas e o coco tostado. Se preferir, leve os toppings em várias tacinhas para a mesa e deixe os seus convidados decorarem os seu próprio cheesecake.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: camille styles