cheesecake de limão e ricotta para digerir as sardinhas

    Hoje todos os caminhos vão dar às ruas de Lisboa. Não só para celebrar os Santos mas também para assistir ao desfiles das Marchas Populares. Aliás, a noite de Santo António é provavelmente uma das mais animadas da capital, por isso, eu diria que “quem não comer hoje uma sardinha não é bom alfacinha”. Que rima espetacular. Hoje estou tão inspirada que me sinto a Sophia de Mello Breyner versão pimba. Dizia eu que depois da bela sardinha, apetece uma boa sobremesa, como este delicioso e leve cheesecake de limão e ricotta.

    Além de ser uma maravilha, esta receita do blog The G&M Kitchen é muito fácil de fazer.

    Para isso, precisa de comprar bolachas graham crackers ou digestivas (se preferir), manteiga derretida, ricotta, queijo mascarpone, farinha, 4 ovos, açúcar, raspas de cerca de 4 limões, sumo de um limão, baunilha, natas, lemon curd e rodelas de limão frescas ou desidratadas para decorar.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, uma hora ou duas antes de começar a cozinhar coloque a ricotta, o mascarpone e os ovos à temperatura ambiente.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C.

    A seguir, triture as bolachas no liquidificador juntamente com a manteiga derretida até obter uma espécie de crumble.

    Depois, transfira essa mistura para uma forma com base amovível, espalhe-a e pressione contra o fundo com a ajuda da base lisa de um copo.

    A seguir, misture no liquidificador a ricotta, o mascarpone, a farinha e as natas, durante cerca de 5 minutos, até obter um creme leve e macio.

    Depois, adicione o açúcar, a baunilha, as raspas e o sumo de limão e os ovos. A seguir, volte a misturar.

    Despeje agora o recheio por cima da base na forma que preparou e leve ao forno durante uma hora. A seguir, desligue o forno e mantenha o cheesecake no seu interior durante mais 30 minutos.

    Nessa altura, retire o cheesecake do forno e deixe-o assentar à temperatura ambiente.

    Finalmente, espalhe cerca de 5 colheres de sopa de lemon curd no topo do cheesecake e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.

    Sirva o cheesecake de limão e ricotta decorado com rodelas de limão desidratadas ou frescas.

     

    Feliz Santo António,

    Ela

     

    receita e foto: the g and m kitchen

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *