Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

cheesecake de manga? agarrem-me que não sou de ferro!

08.10.21

Esta maravilha que eu descobri no ótimo blog Recipe Tin Eats é um sonho de uma noite de (fim de) verão. O recheio cremoso de queijo e manga sobre uma deliciosa base de bolacha, com chantilly, mais manga e polpa de maracujá por cima é uma tentação do próprio Belzebu. Ainda por cima, não precisa de forno. Não passa deste fim de semana. Vou comprar os ingredientes ainda hoje para o meu querido Marido Mistério fazer.

Só preciso de bolachas digestivas, manteiga sem sal derretida e de açúcar para a base. Depois vou precisar da polpa de duas mangas grandes e de gelatina em pó, água fria, queijo creme amaciado, açúcar em pó e natas para bater, para o recheio. Para a cobertura, precisamos ainda de mais gelatina em pó, mais água e sumo de limão. Finalmente, para os toppings, precisamos de natas para bater, açúcar, extrato de baunilha, uma manga para cortar em cubos e maracujás.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Mango-Cheesecake-3.jpg

 

Separe uma forma de bolo com base amovível com cerca de 22 cm de diâmetro. Vire a base ao contrário para ser mais fácil retirá-la no fim. Coloque uma folha de papel vegetal por cima da base e só depois é que a encaixa na forma, deixando de fora as pontas do papel vegetal. Unte a forma com manteiga e forre os lados com papel vegetal também.

Entretanto, faça a base: coloque as bolachas digestivas partidas no liquidificador. Junte a manteiga e o açúcar e misture até obter uma espécie de crumble.

Transfira a base para a forma que preparou e pressione-a contra o fundo da forma e não contra os lados. A ideia é só ficar na base mesmo.

Faça agora o recheio: coloque a água numa taça própria para ir ao micro-ondas. Espalhe a gelatina em pó na superfície e mexa de forma a dissolvê-la parcialmente. Deixe assentar durante 5 minutos até ficar com um aspeto gelatinoso.

Leve ao micro-ondas durante 15 segundos, na potência máxima. Mexa e repita o processo: leve novamente ao micro-ondas durante 15 segundos, na potência máxima. Mexa novamente até dissolver completamente e deixe arrefecer durante 5 minutos.

Coloque a manga no liquidificador e misture até obter um creme macio.

Separe cerca de 200 g do creme de manga para a cobertura.

Junte o queijo creme, as natas, o açúcar e a mistura da gelatina ao creme de manga que sobrou no liquidificador. Misture durante 30 segundos até obter um creme macio.

Transfira o recheio para a forma e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas até o topo ficar firme.

Agora, faça a cobertura: coloque a água numa taça e espalhe a gelatina por cima. Deixe assentar durante 5 minutos. Leve ao micro-ondas na potência máxima duas vezes durante 10 segundos. Mexa bem até ficar dissolvida. Reserve durante 5 minutos para arrefecer.

Coloque o creme de manga que reservou numa taça juntamente com o sumo de limão. Despeje a mistura da gelatina por cima e mexa bem.

Coloque a cobertura por cima do recheio de cheesecake. Alise com uma espátula e leve ao frigorífico durante 12 horas.

Liberte o cheesecake da forma com a ajuda das pontas do papel vegetal e coloque-o no prato que vai servir.

Finalmente, faça os toppings: coloque as natas batidas, o extrato de baunilha e o açúcar numa taça e bata até ficarem com o aspeto de chantilly. Coloque no centro do cheesecake e decore com os cubos de manga e com a polpa de maracujá.

Vale ou não a pena cair nesta tentação?

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: recipe tin eats