Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

cheesecake de mirtilos: é oficial! a minha dieta também entrou em estado de calamidade...

17.10.20

Adoro as receitas da Donna Hay. Além de serem ótimas, são muito fáceis de fazer. Este cheesecake, por exemplo, faz um brilharete em qualquer mesa e já pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer ainda hoje.

Já que é para restringirmos outra vez os nossos programas para tentar combater esta segunda vaga desta maldita pandemia, vou decretar cá em casa o Estado de Calamidade. E o primeiro alvo a abater é, claro, a minha eterna dieta. Paciência. É a vida. Como diz a minha querida mãezinha, o que tem de ser tem muita força. E eu estou desesperadamente a precisar de comer uma fatia desta tentação de Cristo. Só para enfrentar o relatório diário da DGS interpretado pelo espírito pessimista do meu querido Marido Mistério. E a minha táctica é mandá-lo para a cozinha. É a única forma de o fazer esquecer por alguns instantes a minha maior rival nos dias que correm: a nossa excelentíssima e distintíssima Graça Freitas.

Só precisamos de ter em casa bolachas digestivas, manteiga sem sal, mirtilos congelados, açúcar de confeiteiro, água, queijo creme, gelado de baunilha, raspas de limão e mirtilos frescos.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

530BF7A6-4C22-43B4-9E90-89477EB4E28B.jpeg

 

Junte as bolachas digestivas e a manteiga no liquidificador e misture bem até obter uma espécie de crumble. Pressione a mistura que obteve contra o fundo de uma forma de tarte previamente untada. Leve ao congelador durante 15 minutos ou até ficar bem firme.

Enquanto isso, coloque os mirtilos congelados, o açúcar e a água num tacho pequeno com o lume no máximo. Deixe ferver e cozinhe durante mais 6 minutos ou até ficar com a consistência de um xarope. Passe por um passador e deite fora as partes sólidas. Reserve até arrefecer totalmente. 

Entretanto, bata o queijo creme numa batedeira e vá misturando na velocidade mais lenta durante 8 a 10 minutos, ou até ficar bem macio. Nessa altura, junte o gelado de baunilha e bata durante mais 1 a 2 minutos ou até ficar com uma consistência macia.

Junte agora o xarope de mirtilos e as raspas de limão e bata novamente. Espalhe o recheio por cima da base e decore com mirtilos frascos. Leve ao congelador durante 6 horas ou até congelar e ficar pronto a servir.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: donna hay