Pronto! Terminou a minha longa semana de sofrimento. Ou, como diria esse verdadeiro poeta do século XXI que dá pelo nome de Rúben Rua, uma semana looooonga, maltinha, muito loooonga. E por isso preciso de antídotos eficazes contra tudo aquilo que sofri durante esta árdua semana de dieta. Esse antídoto chama-se cheesecake de tiramisù. E até tenho um extra: uma divinal mousse de café por cima. A receita é da revista Sainsbury’s Magazine e é facílima de preparar.
Tudo o que vai precisar é de bolachas digestive, manteiga derretida, palitos de la reine, licor de café, queijo mascarpone, natas frescas para bater, pasta de baunilha (ou extracto de baunilha) e açúcar. Já para a mousse de café, vai precisar de café instantâneo, açúcar e água a ferver. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de tudo o resto, triture as bolachas e misture-as com a manteiga derretida até ficar com um crumble húmido. Divida o crumble por dois copos e coloque no frigorífico para gelar.
Enquanto isso, coloque os palitos de la reine num prato de sopa e deite o licor de café por cima. Vire-os ao fim de um minuto para ensoparem bem. Mas tenha cuidado para não os deixar a desfazer-se.
Em seguida, bata o mascarpone com as natas, o açúcar e a pasta de baunilha até ficar com a consistência de chantilly. Divida metade desta mistura de cheesecake pelos dois copos, coloque os palitos de la reine ensopados por cima e termine com o resto do cheesecake no topo.
Finalmente, prepare a mousse de café. E para isso só precisa de bater o café instantâneo com o açúcar e a água acabada de ferver durante três a quatro minutos. Vai ver que fica com uma suave textura de mousse. Termine com a mousse por cima do cheesecake e sirva.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que esteja o tiramisù,
Ele