cheesecake de tiramisù: duas sobremesas num só bolo

    Quando duas das minhas sobremesas preferidas se encontram, isso é… um sonho e uma perdição. Já imaginou o sabor de um cheesecake de tiramisù? É de enlouquecer, é a verdadeira tentação de Cristo. Estou a babar enquanto espero pacientemente que o meu querido Marido Mistério vá para a cozinha preparar esta delícia que descobri no site da Donna Hay.

    E não pense que é muito difícil de fazer, é muito mais fácil do que imagina.

    Só precisa de comprar tâmaras sem caroço, amêndoas, cacau em pó e biscoitos de champanhe para a base. Depois, precisa de café expresso quente, gelatina em pó, queijo creme, açúcar de confeiteiro e natas para o recheio. Finalmente, compre também mais natas, queijo mascarpone, extrato de baunilha, açúcar de confeiteiro e cacau em pó para o topping.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, comece por forrar uma forma de tarte com cerca de 22 cm de diâmetro com uma folha de papel vegetal.

    A seguir, faça a base: junte as tâmaras, as amêndoas e o cacau em pó no liquidificador e misture tudo até ficar bem triturado. Nessa altura, espalhe a mistura na base da forma e pressione bem contra o fundo. Depois, coloque os biscoitos de champanhe em pé ao longo da forma (criando uma espécie de cerca), cortando uma das pontas para assentarem bem no fundo. A seguir, leve ao frigorífico enquanto faz o recheio.

    Para isso, coloque o café quente numa taça pequena e espalhe por cima a gelatina em pó. Misture bem. Reserve durante 5 minutos ou até a gelatina ficar totalmente absorvida.

    Entretanto, junte o queijo creme e o açúcar de confeiteiro na taça da sua batedeira e misture, durante 3 a 4 minutos, na velocidade média, ou até obter um creme macio. A seguir, adicione a mistura da gelatina com o café e as natas e volte a bater durante cerca de 1 minuto, até começar a engrossar.

    Depois, espalhe o recheio por cima da base, alise o topo com uma espátula e leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas.

    Enquanto isso, faça o topping: coloque as natas, o queijo mascarpone, a baunilha e o açúcar de confeiteiro na taça (entretanto lavada) da sua batedeira e bata na velocidade máxima até obter a consistência de chantilly.

    Espalhe a mistura do mascarpone por cima do recheio de café e leve ao frigorífico durante uma hora.

    Antes de servir, decore o cheesecake de tiramisù com o cacau em pó.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: william meppem/donna hay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *