Esta extraordinária receita que encontrei no ótimo blog Gourmande in the Kitchen é tudo de bom: saudável, sem glúten, sem farinhas, vegan e paleo. Chega a ser enervante tanta qualidade, mas não é que é uma grande ideia? A flor de sal e as sementes de sésamo dão-lhe um toque crocante e saboroso… e depois, derretem-se na boa. O pior é que não duram muito tempo na taça porque, acredite-se ou não, tornam-se viciantes.
Só precisa de sementes de sésamo, brancas e pretas, flor de sal, flocos de pimenta vermelha, folhas de espinafres e óleo de sésamo tostado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa frigideira pequena, toste as sementes de sésamo em lume médio, mexendo várias vezes até ficarem levemente tostadas, durante um minuto ou dois. Junte a flor de sal, os flocos de pimenta vermelha e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante mais 30 segundos.
Deixe arrefecer completamente e transfira as sementes para um liquidificador. Misture as sementes de sésamo, os flocos de pimenta vermelha e a flor de sal. A ideia é obter uma mistura com algumas sementes moídas, outras inteiras. Pode também usar um almofariz para esmagá-las.
Espalhe as folhas de espinafre num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e tempere com o óleo de sésamo tostado. Espalhe o óleo por cima das folhas com a ajuda das suas mãos. Espalhe por cima uma colher de sopa da mistura das sementes de sésamo com sal.
Leve ao forno durante uma hora ou até as folhas de espinafre ficarem crocantes e completamente secas. Deixe arrefecer antes de servir.
Até parece que estas chips estão a dizer: “Espelho meu, espelho meu, existe algum snack mais light do que eu?”
Boa dieta com excelentes ideias como esta,
Ela
receita e foto: gourmande in the kitchen
Olá!
Será que posso alterar o óleo de sésamo por azeite ou eventualmente óleo de coco?
Beijinhos
wow, tenho mesmo de experimentar isto! adoro espinafres e feitos desta maneira acho que ainda me vou apaixonar mais por eles!
Olá, Ângela
Eu nunca experimentei, mas o meu querido Marido Mistério diz que não deverá haver problema nenhum.
Obrigado,
Ela