Há três momentos que marcaram para sempre a História da humanidade: o momento em que o Adão descobriu a Eva; o momento em que o Jorge Jesus descobriu a pastilha elástica; e o momento em que o Casal Mistério descobriu os chupa-chupas de panquecas. Sim, os chupa-chupas de panquecas. É ou não é uma ideia maravilhosamente simples? É ou não é o caminho mais curto e mais rápido para a felicidade? É ou não é aquilo com que sempre sonhou?
Ah, pois é. E sabe o que é o melhor de tudo isto? A simplicidade da coisa. É como um clip: simples, delicioso e eficaz (não sei bem porque é que um clip há-de ser delicioso, mas o sentido desta frase é directamente proporcional ao sono que sinto a esta hora da manhã). O que interessa, no entanto, é a pioneira receita que encontrei aqui.
Ingredientes (para 20 chupas)
- 1/2 chávena de farinha
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/2 chávena de iogurte grego natural sem gordura
- 1 a 2 colheres de sopa de leite, dependendo de o iogurte ser mais ou menos líquido
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida e depois arrefecida
- 1 ovo levemente batido
Bata a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa taça grande. Depois junte o iogurte, a manteiga derretida já fria, o ovo e o leite e mexa bem até ficar com uma massa espessa e cremosa. Coloque uma colher de chá de massa numa frigideira anti-aderente aquecida. Um minuto depois, coloque o pauzinho do chupa-chupa e empurre um pouco. Se colocar logo que põe a massa na frigideira, o pauzinho vai sair pelo outro lado, por isso não se esqueça de esperar o tal minuto. Tape o buraco feito pelo pau do chupa na parte de cima da panqueca e repita isto com todos os chupa-chupas de panquecas que couberem na frigideira.
Deixe fritar durante quatro a cinco minutos e vire com uma espátula (o momento ideal é quando as extremidades começarem a descolar da frigideira). Deixe mais cerca de três minutos do outro lado. Sirva com mel, xarope de ácer ou geleia de agave.
E é assim que nasce o lanche ou a sobremesa mais original que um homem pode ter num jantar em casa.
Bons chupa-chupas para si onde quer que esteja,
Ele
receita e fotos: no.2pencil
Eu juntava os mirtilos à massa. É uma ideia mesmo fofinha. Vou fazer.
Ai a Sofia, a minha sobrinha!
Se sabe disto, vai delirar.