Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como acabar com as moscas da fruta rapidamente na sua cozinha

Aviso prévio: nenhuma mosca da fruta foi maltratada, ferida ou sequer ofendida durante a realização deste artigo. No entanto, depois da publicação do mesmo, já não respondo por mim!

 

É a maior praga na nossa Cozinha Mistério durante o Verão. As moscas da fruta são aquelas pequenas e irritantes mosquinhas minúsculas que se multiplicam à velocidade a que o Usain Bolt corre os 100 metros. Felizmente, o site Food52 publicou um guia com as formas mais eficazes de acabar com esta verdadeira praga.

Mas, antes de passarmos para as técnicas infalíveis, o melhor é saber...

berries-1546125_960_720.jpg

 

...De onde vêm as moscas da fruta? 

Tal como diz o Food52, antes de atacar convém conhecer bem o seu inimigo. E apesar de pequenas, as moscas da fruta são um poderoso exército voador. Cada minúscula mosca vive entre oito e dez dias e cada fêmea põe cerca de 500 ovos de cada vez. Por isso é fácil passar rapidamente de uma cozinha com 10 moscas da fruta para uma cozinha com milhares de mini-moscas à sua volta.

Pior: mesmo depois de liquidar todas as moscas da fruta existentes na sua cozinha, é provável que existam milhares de ovos invísiveis, espalhados por todos os cantos, à espera de nascerem.

 

E onde é que os ovos estão escondidos? 

Que raio de pergunta! Se aquelas mini-moscas se chamam moscas de fruta, é normal que ponham os seus ovos na fruta. Essencialmente na fruta demasiado madura ou quase podre. Por isso, o primeiro passo para acabar com as suas moscas é retirar todas as peças de fruta do seu balcão de cozinha. Guarde-as preferencialmente no frigorífico – além de o frio impedir que a fruta apodreça tão rapidamente, especialmente no Verão, é uma zona fechada, onde as moscas não entram.

a5d72ac5-d41e-48bd-8385-25ecb5f2ad93--7656569190_b0445f4c0f_o.jpg

Mas as moscas da fruta só se reproduzem na fruta? 

Infelizmente, não. Elas gostam de tudo o que sejam zona húmidas e quentes. Lava loiças com loiça suja é um abrigo apetecível, garrafas vazias, copos com restos de cerveja e até mesmo caixotes do lixo com comida são verdadeiros hotéis de luxo para estas criaturas. Por isso, o segundo passo é limpar bem a sua cozinha com detergentes de limpeza e secar todas as áreas convenientemente. Despeje o caixote do lixo e não deixe loiça, copos ou garrafas sujas à vista.

 

Limpar a sua cozinha é suficiente? 

Isso seria fácil demais. Com a rapidez de reprodução das moscas da fruta, não chega liquidá-las todas e limpar a sua cozinha. É nesta fase que entram as armadilhas.

Sim, para acabar com as moscas à velocidade a que elas nascem, não há nada como encher a sua casa de armadilhas. Algumas estão à venda online, outras podem ser preparadas em casa. Estas são apenas duas armadilhas sugeridas pelo Food52.

 

A armadilha do fúnil 

64d084ee-caea-4949-bc3e-39391b2d7e62--9276016725_149442ac03_z.jpg

  1. Faça um fúnil com uma folha de papel A4 e prenda-o com fita cola.
  2. Deite vinagre de sidra para o fundo de um copo alto ou de um frasco e tape o topo com o funil de papel.
  3. Coloque a armadilha numa zona com muitas moscas da fruta. O vinagre de sidra vai atraí-las para dentro do copo. O problema é que a velocidade de reprodução destas moscas é inversamente proporcional à sua inteligência e por isso não vão perceber que poderão sair pela pequena abertura do funil por onde entraram.
  4. Uma vez acumulada uma grande quantidades de moscas dentro do copo, extermine-as com insecticida se tiver uma veia de Arnold Schwarzenegger dentro de si, ou solte-as no meio da natureza se for mais da linha do PAN.

 

A armadilha do detergente 

ceeaa5dd-7436-4376-a552-3f8b5d53634e--9276016697_176f5ac76b_z.jpg

  1. Coloque vinagre de sidra no fundo de uma pequena taça e junte-lhe algumas gostas de detergente.
  2. Cubra o topo da taça com película aderente e faça três ou quatro furos com uma faca.
  3. As moscas serão atraídas pelo vinagre de sidra e ficarão presas dentro da taça. Mas não é só. Esta técnica tem outro segredo digno de um verdadeiro Dr. Frankenstein. O detergente altera a tensão à superfície do vinagre e vai fazer com que as moscas se afoguem impiedosamente.

Um último conselho para acabar antes de me chamar assassino: aqueça o vinagre de sidra durante 10 segundos no microondas para ajudar a libertar os aromas que atraem as moscas. Se não tiver vinagre de sidra em casa, pode substituí-lo por vinho, tequila ou até por um resto de fruta podre esmagada.

 

Uma óptima limpeza para si onde quer que as moscas da fruta estejam,

Ele

 

fotos: food52 e pixabay

 

2 comentários

Comentar post