Quase só precisa dos restos que ficaram no seu frigorífico dos jantares dos dias anteriores. Esta deliciosa receita, crocante por fora e molhadinha por dentro, é o melhor reaproveitador de restos que pode encontrar. E é facílima de preparar.
No fundo é um divinal arroz de forno, ao qual pode misturar só legumes ou também restos de frango, peixe ou de qualquer outro ingrediente que tenha ficado no seu frigorífico. A receita é do sempre útil site Taste e leva apenas cebola picada, bacon picado, alho esmagado, arroz cozido, batata doce descascada e ralada, brócolos cortados em bouquets, ervilhas congeladas, queijo cheddar ralado, ovos levemente batidos e paprika em pó. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie a cebola com o bacon picados durante cerca de 5 minutos. Quando o bacon começar a ficar tostado, junte o alho picado e deixe cozinhar mais cerca de 30 segundos. Coloque tudo numa taça grande e misture bem com o arroz cozido que sobrou da véspera até este ficar soltinho. Adicione a batata doce ralada, os brócolos, as ervilhas e quatro quintos do queijo ralado. Envolva tudo muito bem com os ovos batidos e tempere com sal e pimenta preta moída no momento.
Espalhe a mistura por um pirex de 16 cm por 26 cm, previamente forrado com papel vegetal de forma a que as pontas do papel vegetal fiquem de fora. Pressione levemente para baixo e termine espalhando por cima o resto do queijo ralado que não usou no início e a paprika em pó. Leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante cerca de 30 minutos.
Quando estiver tostado e crocante por cima, retire do forno e deixe arrefecer durante cinco minutos antes de desenformar e cortar em quadrados para servir. Acompanhe com uma salada mista.
Um óptimo jantar para si onde quer que os restos estejam,
Ele
receita e foto: taste