como cozinhar salmão ao vapor no forno: uma receita de um chef 3 estrelas michelin que só leva 2 ingredientes

    É provavelmente a maneira mais deliciosa e suculenta de cozinhar lombos de salmão fresco. E também a maneira mais fácil. O autor desta estrondosa invenção é o chef francês Michel Bras, orgulhoso detentor de três repenicadas estrelas Michelin, desde 1999, graças ao seu famoso restaurante Le Suquet.

    Metade do segredo para o sucesso deste salmão está em encontrar um tabuleiro fininho para colocar o salmão no forno. A outra metade está na água que vai hidratar o peixe, deixando-o suculento e irresistível por dentro. Mas o melhor é começar pelo início. E é para isso que está aqui a fantástica receita compilada pelo sempre respeitável The New York Times. Tudo o que vai precisar é de salmão e cebolinho – além, claro, de sal e pimenta para temperar.

    22WOLFERT5-articleLarge.jpg

     

    Comece por escolher um bom lombo de salmão selvagem do Alasca. Corte-o em tiras largas transversais. Pincele o tal tabuleiro fininho com azeite e coloque em cima as tiras de salmão com a pele virada para baixo, depois de as temperar bem com sal e pimenta preta moída no momento. Agora, encaixe uma grelha no terço inferior do forno, pré-aquecido a 120º C, e ponha no topo uma frigideira cheia de água acabada de ferver. Encaixe outra grelha no terço superior do forno e ponha lá o tabuleiro com o salmão.

    Feche o forno e espere 10 a 12 minutos para tiras de salmão com cerca de 150 gramas de peso e 2,5 cm de espessura. Quanto maiores forem as tiras de salmão, mais tempo demorará – o ideal é que o interior do peixe fique com 45º C a 50º C de temperatura, dependendo se o prefere bem ou mal passado. Sirva-o numa travessa salpicado com o cebolinho picado. 

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o salmão esteja,

    Ele

     

    receita: michel bras; foto: the new york times

    5 thoughts on “como cozinhar salmão ao vapor no forno: uma receita de um chef 3 estrelas michelin que só leva 2 ingredientes

    1. Olá,

      Nós gostamos sempre de responder aos comentários, mas infelizmente nem sempre o conseguimos fazer com a brevidade que gostaríamos. Por isso, é que, por vezes, demoramos um pouco mais a publicar os comentários acompanhados das respostas. Vamos tentar responder tão brevemente quanto possível.

      Obrigado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *