Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer a manteiga de amendoim perfeita em menos de 5 minutos

25.05.19

É fácil, é barato e só não dá milhões, mas dá jarrões cheios de manteiga de amendoim que pode guardar durante semanas no seu frigorífico. Para quem quer uma aternativa mais saudável à manteiga tradicional, esta receita é perfeita. Se não quiser encher-se dos mais calóricos amendoins, só precisa de substituí-los por amêndoas, avelãs ou outro fruto seco de que goste mais (e, já agora, que seja mais light).

Eu costumo fazer esta maravilha cá em casa várias vezes. Além de ser bem mais barato do que comprar manteiga de amendoim no supermercado, é mais saudável porque aqui não há misturas de óleos ou açúcares.

A base que eu costumo seguir é a desta facílima receita do fantástico blog Pinch of Yum. Tudo o que vai precisar é de amendoins (ou outros frutos secos) e de um robô de cozinha ou de um liquidificador potente. Mais nada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Homemade-Peanut-Butter-3-2-600x975.jpg

 

As quantidades só são importantes se quiser adicionar açúcar, mel ou sal à receita. Eu cá prefiro fazer a manteiga de amendoim pura. Sem mais nada. Depois, se me apetecer, acrescento um pouco de flor de sal por cima do pão.

Tudo o que precisa de fazer é tostar no forno os amendoins sem pele. Se tiver em casa amendoins já tostados, leve-os na mesma ao forno durante uns minutos – o facto de estarem quentes ajuda-os a libertarem o óleo natural.

Coloque os amendoins quentes num robô de cozinha ou num liquidificador e ligue, na potência máxima, durante cerca de 5 minutos. O tempo e a velocidade dependem do robô de cozinha que utilizar. Por exemplo, na Bimby demora cerca de 3 minutos na velocidade 7. Mas o importante é ir parando a meio do processo para ir rapando a pasta de amendoim que se agarrar à parede do copo.

Os amendoins passarão de triturados para uma bola de massa seca e só depois para a tal manteiga cremosa a que estamos habituados. Se quiser colocar logo açúcar, sal ou mel, misture no final. Também pode acrescentar umas pepitas de chocolate quando a manteiga de amendoim estiver pronta. Vai ver que fica irresistível.

Guarde no frigorífico e delicie-se. É fácil, não é?

 

Uma óptima manteiga de amendoim para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: pinch of yum