Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer a mousse de chocolate mais cremosa segundo um chef com 7 estrelas michelin

15.10.20

É o único chef americano com três estrelas Michelin em dois restaurantes em simultâneo. E a esse feito, ainda junta outra estrela Michelin num terceiro restaurante e muitos mais prémios de alta cozinha.

Thomas Keller é um dos mais famosos e premiados chefs americanos e também o autor desta deliciosa e simples receita de mousse de chocolate maravilhosamente recriada pelo site Simply Recipes.

O segredo para esta textura hiper-cremosa está numa dupla maravilha. Dois ingredientes que são uma espécie de Dupond e Dupont da doçaria mundial: claras em castelo e natas batidas tipo chantilly. Tudo isto cuidadosamente envolvido em chocolate preto derretido.

Para fazer esta espectacular mousse, vai precisar de natas para bater, chocolate preto partido em pedaços pequeninos, manteiga sem sal em cubos, café expresso já pronto, ovos com as claras e gemas separadas e uma colher de sopa de açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Chocolate-Mousse-LEAD-3.jpg

 

O primeiro passo é bater as natas até ficarem com uma textura leve e cremosa tipo chantilly. Coloque-as no frigorífico para não perderem a forma e derreta o chocolate preto, juntamente com a manteiga e o café expresso, em banho-maria, sem deixar ferver a água. Não se esqueça de ir mexendo frequentemente para o chocolate ficar bem cremoso.

Enquanto deixa o chocolate derretido arrefecer ligeiramente, bata as claras em castelo. Assim que começarem a ganhar forma, acrescente o açúcar e bata mais um pouco até ficarem verdadeiramente em castelo.

Quando o chocolate tiver arrefecido mas ainda se mantiver morno ao tocar, misture-lhe as gemas de ovos. Misture depois um terço das natas batidas para suavizar o creme de chocolate. Envolva finalmente, devagar e com uma espátula, metade das claras em castelo, depois a outra metade e por último o restante das natas batidas. Tenha apenas cuidado para não mexer demasiado, caso contrário as natas e as claras perdem volume e a mousse perde a suavidade.

Leve ao frigorífico antes de servir. E deliciar-se!

 

Uma óptima mousse de chocolate para si onde quer que as estrelas michelin estejam,

Ele

 

receita: thomas keller; foto:simply recipes