Leva nozes caramelizadas, chocolate preto e um fio de café que faz toda a diferença. E, além de ter este aspecto deslumbrante capaz de deixar a Sara Sampaio a tremer de inveja, é facílima de preparar. Resumindo, é a pavlova mais fácil para este Natal. E é perfeita para esta (e qualquer outra) família de gulosos mas preguiçosos.
A receita é do livro Chetna’s Indian Feasts, de Chetna Makan, e leva só ingredientes fáceis de encontrar, o que é uma maravilha nesta semana em que ando a fazer maratonas diárias nos shoppings à procura dos últimos presentes de Natal.
Ingredientes
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 2 colheres de chá de vinagre de sidra
- 2 colheres de sopa de café instantâneo em pó
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- 6 claras de ovos médios
- 300 g de açúcar fino
Nozes caramelizadas
- 120 g de nozes descascadas
- 50 g de açúcar fino
- 20 g de manteiga sem sal
Ganache de chocolate
- 100 g de chocolate preto cortado em pedaços
- 200 ml de natas para bater
Topping
- 500 ml de natas para bater
- 2 colheres de sopa de açúcar fino
Preparação
Antes de mais nada, misture o amido com o vinagre, o café e o extracto de baunilha, numa taça pequena, até dissolver o café. Noutra taça maior, bata as claras em castelo. Assim que começarem a ganhar consistência,, comece a adicionar progressivamente o açúcar, sem parar de bater. Finalmente, junte o café dissolvido e bata mais uns segundos.
Coloque em seguida uma folha de papel vegetal por cima de um tabuleiro de ir ao forno. Espalhe no centro as claras em castelo, de maneira a formarem um círculo com 25 cm de diâmetro ligeiramente mais baixo no meio do que nas bordas. Leve ao forno, pré-aquecido a 100 ºC, durante uma hora e meia. Assim que a pavlova estiver desidratada e crocante, retire-a do forno e deixe-a arrefecer completamente.
Enquanto isso, trate das nozes, salteando-as numa frigideira, em lume brando, juntamente com o açúcar e a manteiga, durante seis a oito minutos. Logo que o açúcar caramelizar, coloque as nozes em cima de uma folha de papel vegetal, separe-as e deixe arrefecer completamente.
Ao mesmo tempo, faça a ganache: primeiro aqueça as natas, depois misture-as com o chocolate até este derreter.
Pouco antes de servir, bata as natas do topping com o açúcar até ficar com chantilly. Para montar a pavlova, coloque o merengue num prato, o chantilly espalhado por cima e seguido da ganache de chocolate e por último as nozes caramelizadas. É ou não é a pavlova mais fácil para este Natal? Eu garanto-lhe que é o doce que vai fazer mais sucesso.
Um óptimo Natal para si onde quer que esteja a pavlova,
Ele