Eu arrisco seriamente a considerar estas batatas a murro como o melhor acompanhamento de todó sempre. Não é gralha, não senhor. É mesmo todó sempre, para pronunciar com a boca cheia de fome e quase cheia de batatinhas assadas no forno.
Esta divinal receita do blog Damn Delicious junta umas batatinhas crocantes por fora e tenrinhas por dentro com um irresistível topping de natas azedas cremosas, queijo cheddar derretido e cubinhos de bacon estaladiços. Acho que, perante esta verdadeira obra de arte, não vale a pena dizer mais nada, pois não?
Só precisa de reunir os ingredientes: batatinhas para assar, azeite, queijo cheddar ralado, bacon picadinho, natas azedas e cebolinho picado. Para saber as quantiidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por colocar as batatinhas, numa panela, cobertas por água fria cerca de 2,5 cm acima. Deixe ferver durante cerca de 15 minutos, até ficarem tenrinhas. Escorra as batatas e deixe-as arrefecer ligeiramente. Espalhe as batatas por cima de um tabuleiro coberto com papel vegetal e dê-lhes um murro (com o punho ou com um copo) de forma a esmagar ligeiramente as batatas mantendo-as inteiras. Pincele-as com azeite e tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.
Leve-as ao forno, pré-aquecido a 230º C, durante 25 a 30 minutos, até ficarem com a pele estaladiça e o interior bem mole. Espalhe o queijo por cima de cada batata e volte a colocar no forno até este derreter (dois a três minutos).
Enquanto isso, salteie os cubos de bacon, numa frigideira antiaderente, sem gordura, até ficarem estaladiços.
Sirva as batatas a murro com uma colher de natas azedas frias por cima, os cubos de bacon estaladiços e o cebolinho picado.
Umas óptimas batatas para si onde quer que o bacon esteja,
Ele
receita e foto: damn delicious