Estou seriamente a ponderar colocar esta fotografia do site The Kitchn na minha mesa de cabeceira. A minha querida Mulher Mistério que me desculpe, mas acho que a foto Dela vai ser sumariamente trocada pela colher de chocolate. É mais forte do que eu. E acho que é amor.
Esta receita é facílima de fazer e fundamental em qualquer cozinha que se preze. A ganache de chocolate é o que cobre aqueles doces deliciosos, é o recheio daqueles bolos cremosos, é até a base daqueles bombons airosos (na verdade, eu queria era dizer aquelas trufas divinais, mas não fui capaz de estragar esta bela rima). No entanto, para mim, a ganache de chocolate é tão só a companhia perfeita para um fim-de-semana em casa. Exactamente: para comer à colherada enquanto se senta em frente da televisão.
E o melhor de tudo é que, para fazer esta maravilha, só vou precisar de chocolate preto e natas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Antes de mais nada, tem de decidir qual a quantidade de ganache que quer fazer. Se estiver a seguir a receita de um bolo, faça a quantidade que lhe pedem para a receita. Se estiver a fazer uma ganache para comer à colherada, 300 g pode ser um bom começo.
Depois, tem de decidir como quer a sua ganache: mais densa ou mais líquida. E isso depende também do objectivo final da ganache. Para a cobertura e recheio de um bolo ou para comer à colherada, o ideal é uma ganache cremosa: 150 g de chocolate preto e 150 g de natas. Se pretender preparar umas trufas, use 200 g de chocolate para 100 g de natas. Uma ganache mais líquida é o contrário: dois terços de natas para um de chocolate.
Aqueça depois as natas em lume brando durante uns minutos. Não deixe ferver. Desligue o lume quando as natas estiverem quentes e conseguir mergulhar o dedo durante três a quatro segundos. Deite as natas quentes por cima do chocolate preto picado e misture com uma espátula só para espalhar o chocolate. Deixe assentar durante uns minutos para o chocolate amolecer.
Quando o chocolate estiver derretido, volte a mexer para ligar tudo até ficar com um creme suave. Deixe a ganache arrefecer. Assim que estiver cremosa mas densa, tipo mousse de chocolate, pode começar a festa da colherada. Ou deitá-la por cima do bolo.
Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o chocolate esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn