como fazer nutella sem leite em casa (a receita ideal para os alérgicos ou intolerantes)

    As crianças hoje em dia são de facto umas privilegiadas. Não, não estou a falar dos iPhones, iPads, iTudo que dominam com uma perspicácia que me enerva. (Eu, que me considero um ser rápido e inteligente, pareço uma velhinha de 80 anos a olhar para o telemóvel perante a impaciência dos meus filhos – dá-me uns nervos!) Mas não, não estou a falar de tecnologia, estou a falar de comida, what else? No nosso tempo (frase típica de sintoma da terceira idade a aproximar-se perigosamente) tínhamos Tulicreme e achávamos uma maravilha, um luxo no nosso pequeno-almoço. Hoje eles têm Nutella. Que raiva! Agora? Que eu vivo em dieta? Obrigadinha. Não há ida ao supermercado com a equipa de futsal que não acabe com um frasco desta delícia super-mega-hiper-calórica escondido no meio do carrinho.

    Mas como entretanto alguém aqui por casa (não, não vou revelar nomes, chamemos-lhe Ele) subitamente decidiu, de um dia para o outro, que a lactose fazia mal à saúde e decidiu passar essa ideia a alguns elementos da geração seguinte, a Nutella começou a ser persona non grata entre os mais hipocondríacos. Até hoje! Porque esta super-mãe descobriu esta super-receita de Nutella caseira sem lactose neste fantástico blog, e depois desta descoberta, tanto Ele como a nossa equipa de futsal vão idolatrar-me para sempre.

     

    nutella-6576.jpg

    Ingredientes

    Para 2 frascos de Nutella

    • 2 chávenas de avelãs cruas
    • ¼ de colher de chá de sal
    • 400 ml de leite de coco
    • ½ chávena de açúcar
    • 300 g de chips de chocolate sem leite

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe as avelãs por cima. Deixe tostar durante 10 a 15 minutos, até começarem a escurecer. Tenha cuidado para não as deixar queimar. Humedeça um pano da loiça limpo e coloque as avelãs tostadas no centro do pano. Embrulhe as avelãs com o pano húmido, e esfregue para a frente e para trás até as peles se libertarem das avelãs. Pode demorar alguns minutos. Deite fora as peles. Coloque as avelãs no liquidificador. Junte o sal e triture durante 1 ou 2 minutos, dependendo da potência do aparelho. Numa panela, junte o leite de coco e o açúcar, e deixe cozinhar em lume médio. Vá mexendo até o açúcar se dissolver no leite de coco. Deixe arrefecer ligeiramente. Junte a mistura de leite de coco e de açúcar às avelãs no liquidificador. Bata novamente até ficar com uma consistência cremosa. Entretanto, derreta os chips de chocolate em banho-maria, em lume brando, e vá mexendo de vez em quando. Quando estiverem totalmente derretidos, acrescente-os à mistura que está no liquidificador. Bata tudo muito bem até a consistência ficar macia e cremosa, parecida com a Nutella. Ao princípio, será mais líquida, mas não se assuste, vai ficando mais espessa à medida que vai arrefecendo. Coloque a Nutella em dois frascos bem fechados e ponha no frigorífico, vai ver que dura 2 a 3 semanas.

     

    Quem é amiga, quem é?

    Ela, claro.

     

    receita e fotos: thekitchn

    5 comentários em “como fazer nutella sem leite em casa (a receita ideal para os alérgicos ou intolerantes)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *