como fazer o arroz perfeito e solto em apenas cinco passos

    É um dos mais recônditos mistérios da Humanidade. E um dos mais difíceis desafios para o Homem. Não, não estou a falar de mergulhar até ao epicentro do Triângulo das Bermudas. Nem de pescar o monstro do Loch Ness. Muito menos de tomar uma chávena de chá com o Abominável Homem das Neves. Este desafio é muito maior: cozinhar um arroz perfeito, solto, consistente e saboroso. Como qualquer pessoa que passa os seus dias com a barriga em cima do balcão da cozinha já seguramente saberá, estamos a falar de uma missão quase impossível.

    Mas é exactamente para isso que está aqui este vosso amigo misterioso: para desvendar os mais profundos mistérios da Humanidade. E sempre com a preciosa ajuda dos mais consistentes especialistas que o Universo já conheceu.

    O mais do que útil BuzzFeed pediu ao chef americano Dale Talde para explicar o truque de um arroz perfeito. E não é tão difícil como se poderia imaginar. O arroz usado por Talde nesta receita é arroz jasmim. Carregue na galeria em baixo para aprender a fazê-lo solto e delicioso.

    Agora acabaram os arrozes empapados, tipo bolo.

     

    Uma boa arrozada para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.

     

     

     

    Tags: arroz, chef, comida, dicas

    14 comentários em “como fazer o arroz perfeito e solto em apenas cinco passos

    1. Faço arroz assim desde que me conheço como cozinheira de família! Sai sempre maravilhoso! Não passo o arroz por água fria nem nada que se pareça! Com filhos para alimentar…impossível!
      A minha técnica é parecida mas mais simples: Faço “estrugido” de seguida “frito” o arroz no pouco azeite que aqueceu para alourar a cebola, deixo o arroz absorver um pouco o azeite, logo de seguida deito água fria, sal, deixo ferver, quando a água estiver mais ou menos reduzida, coloco a tampa, o lume no mínimo e é até ficar pronto…
      Arroz soltinnho, soltinho!

    2. Eu faço como a raparigadoautocarro mas como evito os refogados, ponho a cenoura a fritar um pouquinho no azeite, ponho o arroz , tempero, mexo bem durante 2 minutos, água, calor mínimo.
      Quando está pronto, embrulho o tacho num pano de felpo(o ideal é papel jornal), o arroz fica bem abafado e voilá, seco!
      E dizem os sobrinhos que eu faço o arroz melhor que o das mães.

    3. Achei curioso este post, esperava encontrar uma óptima solução para uma cozedura perfeita. No então basicamente este mesmo chef usou a técnica para cozer arroz usado na confecção de sushi. Foi literalmente Copy paste.

    4. Eu cozo o arroz assim:
      1 Lavo o arroz.
      2 Coloco num tacho anti-aderente.
      3 Junto água até ficar cerca de 1,5 a 2 cm acima do nível do arroz.
      4 Lume forte, tacho tapado até começar a ferver.
      5 Destapo o tacho e deixo ferver até a água evaporar até à superfície do arroz.
      6 Tapo o tacho e reduzo o lume ao mínimo.
      7 Passados 8 a 10 minutos desligo o lume e espero mais 5 minutos.
      8 Mexo o arroz com um garfo e sirvo.

    5. Boa noite, muito obrigado pela dica pois não conhecia este método de fazer um bom arroz 😉.

      Cumprimentos e boa arrozada para todos 😂

    6. Para ficar solto é super fácil, 1 de arroz para 2 de agua fria. O segredo está em adicionar uma colher de sobremesa de vinagre. não fica o gosto e o vinagre não deixa ficar gomoso nem pegado. Simples.

    7. Experimente meter água já a ferver em vez de água fria,eu faço como você só com algumas diferenças,meto logo a seguir á água um pouco de sal e um caldo Knorr arroz, e tapo e lume no mínimo e quando não tiver quase água nenhuma meto umas gotas de limão e por vezes uma colher de manteiga Becel

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *