como fazer o famoso bife wellington do gordon ramsay

    O Bife Wellington está para a carne assim como a Pamela Anderson está para o silicone. É uma referência inultrapassável. Não pode haver ninguém que goste de carne que nunca tenha provado um divinal Bife Wellington.

    Trata-se de um deslumbrante naco do lombo cozinhado lentamente no forno dentro de um divinal embrulho de massa folhada bem leve e estaladiça. Ao cozinhar neste embrulho selado, a carne mantém todos os sucos no interior, dando-lhe um sabor e uma consistência únicas.

    O segredo desta versão do Bife Wellington que Gordon Ramsay preparou na sua MasterClass está em untá-lo com mostarda, para o manter tenrinho e saboroso, e envolvê-lo em presunto de Parma antes de o enrolar na massa folhada. É isso que impedirá a massa de ficar molhada e empapada. Depois ainda leva uns divinais cogumelos duxelles que lhe dão um sabor especial. Mas o melhor é ver a receita do mestre.

    CroppedFocusedImage138077650-50-HSK-Beef-Wellingto

     

    Ingredientes

    Para 4-5 pessoas

    • 450 gr de lombo de vaca à temperatura ambiente
    • 1 colher de sopa de óleo de grainha de uva
    • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
    • 4 fatias de presunto de Parma fininho
    • 550 g de massa folhada
    • 2 gemas de ovo

    Para os cogumelos duxelles

    • 3 colheres de sopa de azeite
    • 2 cogumelos Portobello picados num triturador (cerca de 280 g)
    • Sal
    • Pimenta preta
    • 1 colher de chá de folhas de tomilho

    Para o crepe

    • 2 ovos
    • 125 gr de farinha
    • 245 ml de leite
    • 1 colher de chá de cebolinho picado
    • 1 colher de chá de flores de tomilho
    • Sal marinho
    • Spray de cozinha anti-aderente

     

    1. Para fazer os cogumelos

    Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Quando estiver quente, junte os cogumelos. Tempere bem com sal, pimenta e o tomilho. Vá misturando ocasionalmente para que os cogumelos não fiquem colados à frigideira, e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até a água ter evaporado. Retire do lume e deixe arrefecer. 

     

    2. Para fazer os crepes

    Junte, numa taça grande, os ovos com a farinha, o leite, o cebolinho, tomilho e sal. Bata à mão até ficar com uma massa homogénea. Guarde no frigorífico e deixe assentar durante, no mínimo, 30 minutos.

    Unte uma frigideira com o spray anti-aderente e aqueça-a em lume brando. Espalhe cerca de 60 ml da massa dos crepes por cima da frigideira e rode-a até a massa ficar completamente espalhada. Cozinhe durante 25 a 30 segundos. Quando o crepe estiver cozinhado por baixo, vire-o e deixe cozinhar do outro lado durante poucos segundos, sem deixar queimar. Repita o processo até a massa acabar (são cerca de 5 crepes). Guarde os crepes num prato com papel vegetal entre eles, para não colarem. 

     

    3. Para fazer o bife

    Tempere o lombo com sal e pimenta dos dois lados. Massaje a carne de forma a absorver bem o tempero enquanto a enrola para formar um cilindro perfeito. 

    Aqueça uma frigideira, em lume médio-alto, com o óleo de grainha de uva. Quando estiver bem quente, sele a carne durante 1 minuto de cada lado. 

    Coloque o lombo num tabuleiro com todos os sucos por cima. Enquanto ainda estiver quente, pincele-o com a mostarda de Dijon e deixe repousar.

     

    4. Para montar o Bife Wellington

    Humedeça a sua tábua de cortar com um pano húmido. Coloque uma folha comprida de película aderente por cima da tábua. Corte os seus crepes à medida do comprimento do lombo e coloque dois ou três crepes seguidos por cima da película aderente, de forma a terem tamanho suficiente para enrolar a carne. Cubra os crepes com fatias de presunto e espalhe por cima o paté de cogumelos. Tempere com sal e pimenta e termine salpicando o recheio com os sucos da carne.

    Enrole o lombo nos crepes recheados com presunto e cogumelos e feche tudo muito bem num embrulho. Cubra com a película aderente bem apertada para manter a forma cilíndrica e leve ao frigorífico durante 20 minutos.

    Se quiser uma versão mais light, pode não usar os crepes, desde que consiga enrolar o lombo, bem fechado, em presunto.

     

    5. Para cozinhar o Bife Wellington

    Pré-aqueça o forno a 220º C. Volte a humedecer a tábua e a colocar uma folha grande de película aderente por cima. Tenda a massa folhada até ficar com 0,3 cm de espessura e suficientemente ampla para enrolar o lombo.

    Retire a película aderente da carne e enrole-a na massa folhada – tem de ficar bem fechada para manter os sucos da carne no interior. Com um pincel, espalhe a gema de ovo pelas pontas da massa folhada para a ajudar a fechar. Enrole a película aderente à volta e massaje a carne para ficar com uma forma perfeitinha. Leve ao frigorífico durante 5 minutos. 

    Retire a película aderente, apare os cantos de massa folhada que estão em excesso e pincele com gema de ovo a toda a volta. Com a parte de trás da faca, faça uns riscos suaves na massa folhada, sem cortar. Tempere com flor de sal e tomilho. Leve ao forno e deixe cozinhar, durante 18 a 20 minutos, até ficar dourado por fora. Retire e deixe assentar durante 5 a 15 minutos, antes de cortar e servir.

     

    Um óptimo Bife Wellington para si onde quer que o Gordon Ramsay esteja,

    Ele

     

    receita e foto: gordon ramsay

     

    2 thoughts on “como fazer o famoso bife wellington do gordon ramsay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *