Foi o chef com mais estrelas Michelin do mundo, revolucionou a cozinha mundial e criou receitas únicas e irrepetíveis. Mas também ficou famoso por fazer o melhor e mais cremoso puré de batata do planeta. Chamava-se Joël Robuchon e o seu puré de batata tem tanto de extraordinário como de simples. A receita vem publicada naquela que é uma das grandes Bíblias da cozinha do século XX. Se ainda não a tem em casa, então corra para a livraria mais póxima. Porque The Complete Robuchon é um livro que toda a gente deve ter em casa.
Ingredientes
Para 6 pessoas
- 1 kg de batatas La Ratte com o mesmo tamanho
- 250 g de manteiga em cubos e bem fria até usar
- 250 ml de leite gordo
- Sal grosso
Preparação
Lave as batatas com água corrente e coloque-as numa panela com água fria 2 cm acima delas. Coloque 10 g de sal grosso por cada litro de água. Em seguida, cozinhe, em lume brando, com o tacho destapado, durante 25 a 30 minutos. Assim que as batatas estejam macias ao espetá-las com uma faca, escorra-as e descasque-as ainda quentes.
Passe-as por um moinho de legumes, com a lâmina mais fina até as esmagar em puré. Coloque o puré de volta na panela, em lume brando e seque-o ligeiramente sem parar de mexer, durante uns minutos.
Enquanto isso, passe uma panela pequena por água. Escorra a água, mas não seque a panela, coloque o leite lá dentro e leve ao lume até ferver.
Adicione finalmente a manteiga gelada ao puré, um cubo de cada vez, mexendo vigorosamente para dar cremosidade. Deite logo depois o leite a ferver, num fio contínuo, sem parar de mexer. Continue a mexer até todo o leite ser absorvido. Ajuste os temperos de sal e pimenta e sirva.
Se quiser um puré ainda mais leve e suave, passe-o por um passador fininho antes de servir.
Um óptimo puré de batata para si graças ao Joël Robuchon,
Ele