Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer o melhor molho para o seu peru de natal, segundo o gordon ramsay

O Gordon Ramsay é o meu Pai Natal. Não me entra em casa pela chaminé com um saco cheio de presentes, mas entra-me pelo computador com um site cheios de receitas. Sempre que eu preciso de inspiração, ele está lá, bem mais calmo do que nos seus programas de televisão, pronto para me ajudar a brilhar à mesa.

Este ano, vou fazer um dois em um: esta espectacular receita de peru do Jamie Oliver combinada com o fabuloso e facílimo molho do Gordon Ramsay.

Tudo o que vou precisar é de aproveitar os sucos e os restos de gordura caramelizada do peru assado, 200 ml de Vinho do Porto, 4 colheres de sopa de farinha, 350 ml de caldo de legumes, um raminho de alecrim, um raminho de tomilho, 2 colheres de sopa de nozes tostadas e uma pitada de paprika. 

CroppedFocusedImage102457650-50-vb1012087-Thanksgi

 

Assim que acabar de assar o peru, escorra os sucos da carne para uma taça, deixado no tabuleiro os restos que se agarraram ao fundo. A gordura dos sucos vai acumular-se no topo da taça. Retire duas colheres de sopa desta gordura para dentro do tabuleiro. Se, depois disto, vir que ainda há demasiada gordura no topo da taça, pode deitar uma parte fora.

Guarde os sucos para usar mais à frente na receita. Acrescente 200 ml de Vinho do Porto ao que deixou no tabuleiro e aqueça, no fogão, enquanto raspa com uma colher de pau tudo o que ficou agarrado ao fundo. Mexa bem para dissolver esses restos de gordura caramelizada no Vinho do Porto. 

Depois de levantar fervura, espalhe as quatro colheres de sopa de farinha por cima. Mexa mais um pouco e junte finalmente os sucos de carne que colocou na taça e 350 ml de caldo de legumes. Continue a mexer, durante mais cinco a dez minutos, até o molho engrossar. Se precisar, acrescente mais um pouco de caldo de legumes ou de farinha para deixar o molho com a consistência ao seu gosto.

Ajuste os temperos com flor de sal e pimenta preta moída no momento e termine com a paprika e o alecrim e o tomilho picados. Antes de servir, misture no molho as nozes picadas e tostadas. Quando for para a mesa, espalhe o molho por cima do peru em cada prato. 

Eu confesso que, depois de toda esta conversa, estou a contar os minutos para o nosso almoço de Natal.

 

Um óptimo peru de Natal para si onde quer que o molho esteja,

Ele

 

receita e foto: gordon ramsay