como fazer o ovo estrelado perfeito

    É um dos grandes mistérios da Humanidade: o ovo estrelado. Como é que conseguimos aquela clara consistente, tostada e crocante nas pontas e aquela gema líquida e cremosa no meio? Como é que não deixamos a gema cozer? Como é que evitamos que a clara fique com a consistência tão ranhosa como a minha querida Mulher Mistério em dia de ataque de alergia? 

    São perguntas que mobilizam a civilização moderna há séculos e que hoje finalmente se deparam com um vigoroso ponto final. Graças ao seu querido Casal Mistério? Não. Graças ao respeitável site de notícias Huffington Post

    Foi lá que encontrei a solução que vai inspirar o meu brunch de amanhã. Há uns tempos descobri aqui uma solução: fritar primeiro a clara e só depois acrescentar a gema. O problema é que toda a complexidade à volta dessa ideia nos enfia durante uns largos minutos na cozinha.

    Com a dica do Huffington Post, não. Tudo é rápido e eficaz. O segredo está na água.

    ovo.jpg

     

    Água?! Exactamente, água! Tudo o que precisa é de seguir estes cinco passos:

    1. Aqueça uma frigideira em lume médio.
    2. Quando esta estiver bem quente, espalhe um fio de azeite ou uma noz de manteiga.
    3. Assim que a gordura estiver quente e derretida, abra o ovo no centro da frigideira e tempere-o com flor de sal e pimenta.
    4. Deite logo a seguir meia colher de chá de água para uma zona da frigideira onde não esteja o ovo e tape a frigideira.
    5. Deixe cozinhar durante um minuto e retire-o com uma espátula.

    A água vai produzir humidade dentro da frigideira tapada, o que ajudará a cozinhar a parte superior da clara. A gema ficará com uma fina camada branca por cima, mas por dentro continuará líquida e cremosa. Amanhã, cá em casa, temos ovos estrelados com bacon para o brunch. Alguém alinha?

     

    Leia ainda:

     

    Um óptimo ovo para si onde quer que a gema líquida esteja,

    Ele

     

    foto: huffington post

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *