Prepare-se que isto não vai ser fácil de engolir – estou evidentemente a falar do que vou dizer, não da receita que vou dar. Está preparado? Então, aqui vai: no meio de todos os quilos de caviar, lagosta e até de ouro comestível, o prato preferido das estrelas de Hollywood no jantar a seguir à entrega dos Óscares é uma empada de galinha. Eu sei, não é fácil de aceitar, pois não? Mas é a mais pura das verdades.
Quem o garante é o próprio chef encarregue, há mais de 20 anos, de fazer o jantar no Baile do Governador. A empada já foi elogiada por Oprah Winfrey, Adele, John Travolta, Barbara Streisand e, claro, Leonardo DiCaprio, o grande vencedor da noite de ontem. Wolfgang Puck diz que mesmo os vegetarianos não resistem à empada de galinha. É claro que o chef coloca umas trufas pretas laminadas por cima, mas cá em casa acho que vou arriscar a receita no modo mais simples, tal como o fantástico BuzzFeed aqui sugere.
Ingredientes
- 900 g de frango cozinhado e desfiado, sem ossos nem pele
- Sal
- Pimenta preta moída no momento
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 4 colheres de sopa de farinha
- 250 g de batatas cortadas em cubos de 1 centímetro
- 250 g de cenouras descascadas e cortadas em cubos de 1 centímetro
- 1 cebola média cortada em cubinhos
- 2 dentes de alho picados
- Uma pitada de pimenta caiena (opcional)
- 50 cl de caldo de galinha
- 1 a 2 colheres de sopa de natas gordas
- 75 g de ervilhas congeladas
- 200 g de massa folhada de pacote, descongelada
- 1 ovo grande
Comece por derreter a manteiga numa panela. Depois, acrescente a farinha e bata bem para não deixar criar bolinhas. Assim que a farinha estiver bem misturada, adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar, em lume médio, durante cinco a dez minutos, mexendo continuamente. O molho estará pronto quando passar no teste da colher. É muito simples: encoste as costas de uma colher ao molho e passe o dedo pela colher – se se formar um caminho que fique aberto pelo sítio onde passou o dedo, é porque está bom; se o molho estiver tão líquido que volta a escorrer para o local onde o dedo passou, é porque precisa de engrossar mais.
Assim que atingir a consistência certa, tempere com sal, pimenta e caiena (se usar) e depois junte as natas, mexendo bem. Coloque o frango, as batatas, as cenouras, as ervilhas, a cebola e o alho e deixe cozinhar durante dois ou três minutos. Passe tudo para uma taça e deixe arrefecer no frigorífico durante cerca de uma hora.
Agora só tem de tratar da massa. Tenda a massa em cima de um pouco de farinha no balcão da cozinha, mas não a estique demais. Corte em círculos com cerca de 2,5 centímetros a mais do que os ramequins onde vai levar a empada ao forno. Ponha o recheio dentro dos ramequins. Depois, bata um ovo e uma colher de sopa de água com um garfo numa taça e pincele as bordas e a parte de cima exterior dos ramequins para colar a massa. Tape-os com a massa que cortou (não se esqueça que esta tem de cair para os lados) e pincele o topo da massa com o ovo.
Se usar a trufa, só tem de a laminar para dentro do recheio antes de tapar o ramequim. Se não usar, tape-o e leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante 25 a 35 minutos, até a massa ficar dourada, quase tostada. Depois, é fazer um buraco na massa e comer com uma colher de sopa. Se tiver dúvidas, veja o vídeo da receita aqui.
Como diz o chef austríaco, há coisas que nunca passam de moda.
Uma óptima empada de galinha para si onde quer que o Leonardo DiCaprio esteja,
Ele
receita: wolfgang puck; foto: buzzfeed
Adoro empadas.
Ainda não jantei, pelo que, lendo esta receita e vendo a imagem, fizeram-me uma fome!
Uma receita simples, a experimentar.
Obrigada.