Outubro é o mês da abóbora. Em todos os mercados e supermercados, encontramos abóboras à venda banca sim, banca não. E isso é óptimo não só para festejarmos o Halloween, mas também para fazermos os mais deliciosos e saudáveis acompanhamentos para o jantar.
Além de ter menos de metade das calorias da batata cozida, a abóbora manteiga está carregada de fibras, é óptima para o sistema imunitário e até pode ajudar a regular a sua tensão arterial. E isto para não falarmos do irresistível sabor levemente adocicado e da textura muitíssimo mais cremosa.
Ao contrário do puré de batata que, para ficar macio precisa de levar natas ou leite, o puré de abóbora fica incrivelmente cremoso com apenas três ingredientes.
A receita facílima é do site Delish e leva abóbora manteiga descascada e cortada em cubos com cerca de 2 cm, azeite e manteiga. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
O primeiro segredo para um sabor único está na forma de cozinhar a abóbora. Em vez de a cozer, vai assá-la no forno. Envolva-a em azeite, tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 30 a 40 minutos. A meio do tempo, misture os cubos de abóbora e quando estiverem bem moles e macios, estão prontos. Ao contrário da cozedura, o forno vai dar um toque levemente tostado ao seu puré.
O segundo segredo é a manteiga. É fácil de usar e vai dar uma textura aveludada ao seu puré. Coloque os cubos de abóbora com a manteiga num liquidificador potente, ou num robô de cozinha, e triture, numa velocidade alta até ficar bem cremoso e macio.
Sirva assim ou com um leve fio de azeite e pimenta caiena espalhada por cima.
Um óptimo puré para si onde quer que as batatas estejam,
Ele
receita e foto: delish