como fazer os ovos cozidos perfeitos

    Captura de ecrã 2017-04-27, às 12.46.51.jpg

    Mal chega o calor, os ovos cozidos inundam a Mansão Mistério ao mesmo ritmo a que os prédios em obras inundam o centro de Lisboa. Temos de reconhecer que há poucos alimentos mais práticos e mais frescos. E, ainda por cima, podem ser comidos em qualquer lado e alimentam facilmente uma família durante uma tarde inteira.

    A minha querida Mulher Mistério leva-os para o almoço no escritório dia-sim-dia-não e os Mini Misteriosos não concebem um almoço na praia sem ovos cozidos. Se não fossem tão calóricos e não fizessem disparar o meu colesterol à velocidade a que dispara a dívida pública portuguesa, acho que seria capaz de comer ovos cozidos todos os dias.

    Mas, antes de qualquer outra consideração, é preciso saber fazer uns ovos cozidos decentes. Um ovo cozido não tem de ser sinónimo de clara plastificada e gema farinhenta. Eu, por exemplo, gosto da clara tipo gelatina e da gema quase líquida. Já a minha querida Mulher Mistério prefere a clara bem firme e a gema cremosa. E tudo isto é controlável se seguir estas dicas fáceis e fabulosas do Tasty que são a minha Bíblia no momento em que entro na cozinha.

     

    1.  Coloque os ovos numa panela. Cubra-os totalmente com água fria, deixando-os mergulhados pouco mais de 2 centímetros abaixo da superfície.
    2. Ligue o lume no médio alto. Mal a água estiver a ferver bem, desligue o lume.
    3. Cubra a panela e espere entre 4 e 16 minutos, dependendo de como gosta dos seus ovos: 4 a 6 minutos – mal cozidos; 8 a 10 – médio; 12 a 16 – bem cozidos, com a gema dura (veja a imagem em baixo antes de decidir).
    4. Mergulhe os ovos em água com gelo e espere 10 a 15 minutos.
    5. Descasque-os e coma à vontade.

    Captura de ecrã 2017-04-27, às 12.45.55 2.png

    Se tiver dúvidas, veja aqui o vídeo do Tasty com todos os passos para fazer os ovos cozidos perfeitos. A maior vantagem disto é que, se seguir a cábula aqui em cima, pode fazer facilmente cada ovo à vontade de cada um.

     

    Leia ainda:

     

    Uns óptimos ovos cozidos para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: tasty

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *