Anthony Bourdain está para a minha vida assim como Lenine está para a vida de Jerónimo de Sousa. É um verdadeiro guru que eu sigo para todo o lado sem questionar. É por isso – e só por isso – que eu estou hoje aqui com mais uma dica sobre como fazer os ovos mexidos perfeitos. Eu sei que já falei sobre este assunto mais vezes do que António Costa falou sobre o Governo de Passos Coelho, mas não é todos os dias que temos o grande Anthony Bourdain a explicar, passo a passo, como faz os ovos mexidos perfeitos.
As dicas foram dadas numa entrevista ao Tech Insider, da revista Business Insider, e são tão simples como isto:
- Comece por partir os ovos numa superfície plana. José Avillez já tinha explicado aqui porquê e Anthony Bourdain confirma: se partir os ovos contra a esquina do balcão de cozinha, tem mais hipóteses de contaminar o interior do ovo com pedaços de casca.
- Coloque os ovos numa taça média, não muito grande.
- Bata os ovos ligeiramente com um garfo, mas tenha cuidado para não os bater demasiado. A ideia é ficar com uma mistura de ondas amarelas e brancas e não com um amarelo homogéneo.
- Tempere os ovos com sal e pimenta.
- E coloque-os rapidamente numa frigideira quente – mas não demasiado quente – com manteiga derretida, já em espuma. Atenção que tem de colocar os ovos na frigideira logo depois de os bater. Quanto mais tempo esperar, mais os ovos vão adquirir aquela cor acinzentada.
- Deixe os ovos ganharem uma ligeira forma na frigideira e só depois é que começa a mexer, lentamente, desenhando um oito repetidamente na frigideira. O objectivo é quase envolver os ovos e não mexê-los, para ficarem com uma textura fofinha, com ar no interior e não partidos em pedaços minúsculos.
E já está. Nada de água, nada de leite nem de natas: “Você está a fazer uns ovos mexidos, não uma quiche!”
É simples, não é? Anthony Bourdain diz que sim. Mas, como em tantas outras coisas na vida, as pessoas tendem a complicar aquilo que é mais simples. Tem dúvidas? Então veja o vídeo do chef a explicar.
Agora desculpe-me, mas tenho de ir: já estou na cozinha, com a frigideira ao lume.
Uns óptimos ovos para si onde quer que o Anthony Bourdain esteja,
Ele
foto e vídeo: tech insider
É quase assim que os faço, apenas não os parto numa superfície plana, sou demasiado bruto, mas na borda da tigela.
Cozinhar já dá uma trabalheira do caraças, se entramos em certos pormenores, não saímos da maldita cozinha!
quer dizer que as 8000 receitas que dizem para acrescentar leite estão erradas…
Saudades do Bourdain. Vou fazer esses ovos mexidos como o mestre
GOSTEI VOU TENTAR FAZER ASSIM