Sinto-me como se estivesse a subir lentamente aquelas intermináveis rampas para descer uma montanha-russa com dez loopings e 15 piruetas. O queijo é tão importante na minha vida como o silicone o é na vida da Pamela Anderson. E, no entanto, aqui estou eu, pronto e preparado para me atirar de cabeça nessa experiência imprevisível que é fazer um queijo sem leite. No fundo, um queijo sem queijo. E, ainda por cima, queijo parmesão para salpicar por cima de uma massa ou de uma salada.
Eu sei, é uma aventura arriscada, mas estou pronto para tudo. E por isso hoje vou testar esta tentadora receita do fantástico blog Minimalist Baker, que garante que este parmesão vegan sabe mesmo a queijo.
Ainda por cima, é rápido e fácil de fazer. Tudo o que vou precisar é de castanhas do Brasil, pinhões, sementes de cânhamo, levedura nutricional (que pode comprar online ou, em Lisboa, na loja da Ayur), sal e alho em pó. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui. Se quiser, pode ver aqui como substituir as castanhas do Brasil, os pinhões e as sementes de cânhamo só por cajus.
Leia ainda:
- O vídeo de 30 segundos que ensina a fazer um sundae vegan
- Bolachas vegan de manteiga de amendoim
- Mousse de manga só com 2 ingredientes: vegan e sem açúcar
Junte todos os ingredientes num triturador e pique até ficar com uma farinha. Se quiser, pode substituir o alho em pó por uma colher de sopa de azeite com infusão de alho. Neste caso, junte o azeite após ter tudo picado.
Depois de pronto, pode guardar no frigorífico durante duas ou três semanas. A autora da receita garante que este parmesão vegan ralado fica óptimo por cima de pizzas, massas, lasanhas ou até de um hambúrguer. Deseje-me sorte!
Um óptimo queijo para si onde quer que o leite esteja,
Ele
receita e foto: minimalist baker
não há gente mais parva que os vegans!
Não há gente mais parva do que essas que só sabem se intrometer e criticar sem fundamento.