como fazer um bolo de chocolate húmido e fofinho só com ingredientes básicos

    No outro dia recebemos um muito simpático email de uma leitora a agradecer-nos as receitas que partilhamos, mas a queixar-se de que, por vezes, usávamos ingredientes difíceis de encontrar. A Guilhermina desabafava: 

    Eu adoro as vossas sugestões mas tenho que vos dar conta da minha ignorância, do meu embaraço. Eu sei que já sou velha mas é raro ler uma vossa receita e não deparar com um ou mais ingredientes que não conheço.

    Não é “ignorância” nenhuma, Guilhermina, e velhos são os trapos. A culpa é toda minha que adoro descobrir ingredientes novos e diferentes. No entanto, neste fim-de-semana, vou fazer um bolo de chocolate, do site Food52, em homenagem à Guilhermina.

    É húmido e fofinho, como toda a gente gosta e só leva ingredientes básicos: açúcar, cacau em pó, manteiga macia, ovos, leite à temperatura ambiente, extracto de baunilha (é opcional), farinha, água a ferver e bicarbonato de sódio. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    ec7b3237-ab3c-4ffb-afd1-4382c8d5943e--2017-0131_cl

     

    Para fazer este bolo delicioso, só precisa de misturar o açúcar com o cacau, a manteiga, os ovos, o leite, o extracto de baunilha e a farinha até ficar tudo bem ligado mas ligeiramente denso. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em 240 ml de água a ferver. Junte esta mistura à massa. Vai ficar demasiado líquida, mas é mesmo assim.

    Coloque a massa dentro de uma forma de 23 cm com o fundo forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 35 a 40 minutos. Sirva com uma cobertura de chocolate ou de natas batidas por cima.

    Bolo mais fácil não há.

     

    Um óptimo bolo de chocolate para a Guilhermina onde quer que ela esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

     

    4 comentários em “como fazer um bolo de chocolate húmido e fofinho só com ingredientes básicos

    1. Deixei de ver com tanta regularidade por isso mesmo. Eu até sou minimamente fluente em inglês mas há termos culinários que realmente não reconheço no imediato e penso que quando procuramos uma receita não estamos com vontade de estar a traduzir a mesma nem estar a decifrar ao que correspondem as unidades de medida utilizadas. De qualquer forma acho que têm receitas deliciosas e outras dicas e informações úteis. Só tenho mesmo a apontar que não devia ser necessário saber inglês para poder experimentar uma receita partilhada pelo casal mistério.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *