Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer um bolo de chocolate húmido e fofinho só com ingredientes básicos

15.10.21

No outro dia recebemos um muito simpático email de uma leitora a agradecer-nos as receitas que partilhamos, mas a queixar-se de que, por vezes, usávamos ingredientes difíceis de encontrar. A Guilhermina desabafava: 

Eu adoro as vossas sugestões mas tenho que vos dar conta da minha ignorância, do meu embaraço. Eu sei que já sou velha mas é raro ler uma vossa receita e não deparar com um ou mais ingredientes que não conheço.

Não é "ignorância" nenhuma, Guilhermina, e velhos são os trapos. A culpa é toda minha que adoro descobrir ingredientes novos e diferentes. No entanto, neste fim-de-semana, vou fazer um bolo de chocolate, do site Food52, em homenagem à Guilhermina.

É húmido e fofinho, como toda a gente gosta e só leva ingredientes básicos: açúcar, cacau em pó, manteiga macia, ovos, leite à temperatura ambiente, extracto de baunilha (é opcional), farinha, água a ferver e bicarbonato de sódio. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

ec7b3237-ab3c-4ffb-afd1-4382c8d5943e--2017-0131_cl

 

Para fazer este bolo delicioso, só precisa de misturar o açúcar com o cacau, a manteiga, os ovos, o leite, o extracto de baunilha e a farinha até ficar tudo bem ligado mas ligeiramente denso. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em 240 ml de água a ferver. Junte esta mistura à massa. Vai ficar demasiado líquida, mas é mesmo assim.

Coloque a massa dentro de uma forma de 23 cm com o fundo forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 35 a 40 minutos. Sirva com uma cobertura de chocolate ou de natas batidas por cima.

Bolo mais fácil não há.

 

Um óptimo bolo de chocolate para a Guilhermina onde quer que ela esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

2 comentários

Comentar post