como fazer um cheesecake basco na air fryer

    A Mansão Mistério aderiu finalmente à air fryer. Mas não pense que foi por ordens do meu querido Marido Mistério. Nem pensar! Aliás, Ele é um velho do Restelo, por isso, demora muito tempo a render-se às novas modas. Só que um dos nossos Filhos Mistério decidiu emancipar-se. Como (in)felizmente não tem dinheiro para sair de casa, decidiu transformar a Mansão Mistério na sua futura casa. Assim, passa a vida comprar objetos e utensílios “indispensáveis à sua existência” (que é como quem diz: tudo o que é viral no TikTok) e a sua última aquisição foi obviamente uma air fryer. Por isso, agora faz tudo ali. Tenho de admitir que já estou rendida e até o meu querido Marido Mistério já usa e abusa da air fryer do “piqueno”.

    Mas hoje vai ser a minha vez de me estrear na air fryer, só porque descobri no blog Drizzle and Dip esta receita facílima de cheesecake basco para fazer precisamente na air fryer. Logo a minha sobremesa preferida. Raios, lá se foi a minha dieta outra vez.

    Para isso, tenho de comprar açúcar, amido de milho, sal, extrato de baunilha, queijo creme, 3 ovos biológicos e 250 ml de natas.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, forre uma forma de bolo retangular com uma folha de papel vegetal amassado, deixando que parte do papel fique ligeiramente sobre as bordas. Isso vai facilitar a remoção do cheesecake mais tarde e dá às bordas aquele aspeto característico do cheesecake basco.

    Entretanto, combine o açúcar, o amido de milho e o sal no liquidificador e pulse brevemente para misturar os ingredientes.

    Depois, corte o queijo creme em blocos e adicione-os ao liquidificador. Misture até obter um creme suave. Se o queijo creme estiver muito frio, pode demorar um pouco mais para misturar, nesse caso, seja paciente e raspe as laterais da tigela se for necessário.

    A seguir, adicione um ovo de cada vez à mistura de queijo creme, processando até que cada ovo esteja completamente incorporado antes de adicionar o próximo.

    Certifique-se de que raspa as laterais da tigela após cada adição para garantir uma massa suave.

    Entretanto, junte as natas e misture brevemente até que estejam apenas combinadas. Evite misturar em excesso para manter a massa leve e arejada.

    Nessa altura, despeje a mistura de queijo creme na forma que preparou. Use uma espátula para alisar o topo e, em seguida, bata levemente a forma no balcão para libertar quaisquer bolhas de ar.

    Como usar a air fryer

    Finalmente, pré-aqueça a air fryer na função “bake” a 190° C. Coloque a forma de bolo no interior da air fryer e ajuste o temporizador para 1 hora.

    Após 25 minutos, cubra o topo do cheesecake com uma folha de papel de alumínio para evitar que escureça demasiado. Se preferir um topo mais escuro, pode deixá-lo destapado por mais tempo.

    No final do tempo, o centro do cheesecake ainda deve ter uma ligeira oscilação.

    Deixe-o arrefecer completamente na forma. Quando estiver pronto para servir, retire o papel vegetal dos lados, corte com uma faca aquecida e sirva à temperatura ambiente.

    Se não tiver uma air fryer em casa, não se preocupe: leve a forma ao forno a 200º C durante 50 minutos a 1 hora, depende do seu forno. Se começar a escurecer muito no topo tape o cheesecake com uma folha de papel de alumínio.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: drizzle and dip

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *