como fazer um dos doces da páscoa típicos em itália

    Chama-se panpepato e é um pão doce tradicional das festas religiosas italianas. Segundo a tradição, o panpepato é feito no dia 8 de Dezembro, Dia da Imaculada Conceição, para oferecer à família, aos amigos, aos padres e aos namorados durante a época do Natal e até ao Dia de São Valentim. No entanto, guarda-se sempre um panpepato embrulhado para abrir apenas no Domingo de Páscoa. É por isso que é um dos doces da Páscoa em algumas regiões de Itália.

    Infelizmente, eu não tive uma namorada que me oferecesse o bolo antes e por isso vou ter de fazer o meu panpepato agora. Como pode imaginar pela durabilidade do bolo – apesar de não levar conservantes, dura entre 8 de Dezembro e a Páscoa –, pode prepará-lo já que fica óptimo. A receita que vou utilizar é esta facílima receita que Silvia Colocca fez para a revista Delicious.

    De ingredientes, vai precisar de amêndoas sem pele, avelãs tostadas também sem pele, figos secos picados, casca de limão e laranja cristalizadas, farinha, cacau, canela, cravinho moído, noz moscada moída, mel, chocolate preto picado e açúcar de confeiteiro. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Comece por separar duas taças. Numa taça, misture as amêndoas, as avelãs, os figos secos e as cascas cristalizadas. Na outra taça, misture a farinha, o cacau, as especiarias em pó e uma pitada de pimenta preta moída no momento. Misture os conteúdos das duas taças.

    Em seguida, derreta o chocolate com o mel e o açúcar em lume médio. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver, sem mexer, durante dois minutos, até atingir os 116º C. Finalmente, misture bem o chocolate derretido com os restantes ingredientes até criar uma pasta espessa. Se a pasta não ficar bem ligada, então adicione mais uma colher de sopa de mel.

    Espalhe esta mistura por cima de um tabuleiro de com 20 cm por 30 cm, previamente untado e forrado com papel vegetal. Pressione bem a pasta contra o tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante 30 a 35 minutos. Deixe arrefecer antes de cortar em fatias e servir. Também pode guardar numa lata ou bem embrulhado durante várias semanas. 

     

    Uma óptima Páscoa para si onde quer que estejam os doces típicos,

    Ele

     

    receita e foto: delicious

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *