É light, é saudável e ainda aproveita os restos da véspera. Eu descobri esta maravilhosa receita porque tenho no frigorífico um resto de picanha que sobrou do fim-de-semana. E para o jantar de hoje queria aproveitar os restos da picanha sem ter de cozinhar – na verdade, sem sequer ter de acender o fogão ou o forno.
A receita é do site Taste e junta os restos da minha picanha que sobrou (ou de outra carne que tenha sobrado), massa vermicelli, pepino laminado, cenoura descascada e ralada, tomatinhos cherry cortados ao meio, cebola roxa laminada, coentros frescos, hortelã fresca, e manga laminada. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então veja a receita original aqui.
Para o molho, pode fazer um molho vietnamita misturando óleo de sésamo, sumo de lima, mel e molho de peixe, seguindo esta receita. Em alternativa, pode usar um molho para saladas à sua escolha.
Preparação
À primeira vista, pode parecer uma salada, mas na verdade é uma massa que não precisa de ser cozida. A massa vermicelli é uma massa de arroz muito fininha que fica pronta depois de colocada durante dois minutos numa taça com água a ferver. Depois de a mergulhar na água a ferver, passe-a por água fria, escorra-a e está pronta a usar.
Pode parecer mentira, mas metade desta receita de jantar já está explicada. O que falta é quase só o empratamento. Espalhe os noodles por uma travessa, coloque por cima o pepino, a cenoura, o tomate, a cebola, os coentros e a hortelã, cubra com a manga e a carne cortada em tiras fininhas e termine salpicando pelo topo o molho. Fica óptimo com o molho vietnamita, mas também fica delicioso com um simples vinagrete.
Sirva e vá descansar. Afinal, segunda-feira não é dia para acender o fogão ao jantar.
Um óptimo jantar para si onde quer que o trabalho na cozinha esteja,
Ele