Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

como fazer um jantar por apenas 2 euros segundo o chef do pesadelo na cozinha

2012-Bons-figados-AM-1170x780.jpg

Segunda-feira é dia de silêncio cá em casa. Não propriamente por ser o primeiro dia de uma longa e dolorosa semana de trabalho (isso, de facto, também não ajuda), mas por ser dia de homenagear os concorrentes que na véspera foram atropelados por um camião TIR de seu nome Ljubomir Stanisic. E a melhor homenagem que podemos fazer às vítimas do Pesadelo na Cozinha, da TVI, é colocarmo-nos no lugar deles e tentar fazer em casa uma receita do chef Ljubomir – com a enorme vantagem de não o termos a gritar-nos ao ouvido enquanto tentamos cozinhar.

Hoje vou fazer para o jantar uma receita antiga do chef: um jantar low cost criado por Ljubomir para tempos de crise. Quando a TVI24 o convidou para fazer uma receita por apenas 2 euros por pessoa, o chef do 100 Maneiras inventou estes divinais fígados de aves com pêra-rocha e redução de Vinho do Porto. Além de baratos, são facílimos de fazer.

Tudo o que vou precisar é de fígados de aves, pêra-rocha, uma laranja e especiarias a gosto, como por exemplo canela, anis e zimbro.

40464273_1965616473499683_1160566430429609984_n 2.

 

A maravilha desta receita é que não precisa sequer de ter quantidades definidas com rigor. Tudo depende se gosta da receita mais ou menos doce.

Comece por fazer a redução de Vinho do Porto. Junte o Vinho do Porto com as especiarias e as raspas da casca de uma laranja, num tacho pequenino, e leve ao lume durante cerca de 15 minutos. O objectivo é retirar o álcool e engrossar o líquido. Passe por um passador e está pronto.

Agora, corte as pêras, ainda com a casca, em cubos. Depois, trate de salteá-las, durante cerca de um minuto, numa frigideira com um fio de azeite. Retire as pêras para uma taça e frite os fígados de aves, na mesma frigideira, com o lume no máximo – assim vão absorver uma parte do sabor das pêras.

Deixe os fígados dourarem de um lado e vire-os ao contrário. Só a seguir é que os tempera com sal. Se os temperar antes de irem à frigideira, vão ficar rijos e muito secos.

Mal os fígados estiverem salteados, junte-lhes as pêras e um pouco de raspa de laranja. Mexa e finalize com a redução de Vinho do Porto por cima, ainda na frigideira.

É ou não é um grande jantar? E não comece já a torcer o nariz por causa dos fígados: vai ver que são deliciosos. As crianças cá em casa adoram. E com o toque adocicado da redução de Vinho do Porto mais ainda!

Tudo somado, este jantar não fica por mais de 2 euros por pessoa. Se tiver dúvidas sobre a receita, veja Ljubomir a fazê-la aqui em vídeo.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os 2 euros estejam,

Ele

 

receita e foto: ljubomir stanisic 100 maneiras