como fazer um maravilhoso e dietético húmus caseiro sem grão

    Cá em casa, adoramos húmus. A minha querida Mulher Mistério é absolutamente fanática por esta pequena maravilha. Acontece que, por cada 100 g de grão de bico que deglutir, são 364 calorias a ingerir. E não é tudo. Ainda consome uns modestos 61 g de hidratos de carbono. 

    É por tudo isto que o húmus é um atentado contra a dieta. Mas felizmente descobri esta divinal receita do espectacular blog Cookie+Kate que é simplesmente imbatível. Em vez de usar o tradicional grão-de-bico, substitui-o pelo delicioso e bastante mais light edamame. O edamame é o tradicional e saboroso grão de soja japonês que tem quase 1/3 das calorias do grão-de-bico e menos de 1/6 dos hidratos de carbono.

    Além disso, já consegue encontrar o edamame com alguma facilidade nos supermercados. Vem dentro de umas vagens, mas eu costumo comprá-lo, já descascado, na mercearia japonesa Goyo-ya, o que é muito mais fácil para esta receita.

    Além do edamame congelado, vai precisar de molho tahini, sumo de limão espremido no momento, azeite extra-virgem, alho picado, sal, coentros, água e sementes de sésamo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    edamame-hummus-recipe-2.jpg

     

    Comece por colocar o edamame congelado, numa panela de água a ferver, em lume brando, durante cerca de 5 minutos. Quando estiver bem descongelado, retire o edamame de dentro de água e deixe arrefecer durante mais uns cinco minutos.

    Pique, num robô de cozinha, o molho tahini com o sumo de limão, o azeite, o alho e o sal. Pare a meio para raspar alguns restos que se tenham agarrado às paredes do copo. Asim que vir que está tudo bem misturado e o alho desfeito, acrescente os coentros e bata mais um pouco para os triturar.

    Coloque agora metade do edamame com duas colheres de sopa de água e triture durante um minuto. Junte o resto do edamame e pique tudo mais dois minutos. Se vir que o húmus está muito grosso, pode juntar mais umas duas colheres de sopa de água ou então fazer aquilo que eu mais gosto: adicionar uma embalagem de iogurte grego e bater até ficar com um creme absolutamente aveludado.

    Ajuste o tempero de sal e sirva com um fio de azeite e as sementes de sésamo tostadas por cima. Também pode salpicar umas gotas de molho de soja pelo topo: além de ser óptimo, faz uma vistaça. Molhe umas mini-cenouras e uns palitos de aipo no húmus e já está. Não há entrada mais light do que esta.

     

    Um óptimo húmus para si onde quer que o edamame esteja,

    Ele

     

    receita e foto: cookie+kate

    Um comentário em “como fazer um maravilhoso e dietético húmus caseiro sem grão

    1. Hum…essas 364kcal são em 100g de grão seco. Aqui seria melhor comparar 100g de grão cozido (+-80kcal) com as 100g de edamame (+-125kcal)….ambos são boas opções e podem fazer parte da dieta (seja qual for o regime calórico). Tudo depende da quantidade que se ingerir(e da quantidade de gordura que se adicionar)😊

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *