Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer um puré de batata como um verdadeiro chef francês

02.03.20

Chamam-lhe batatas chantilly e o nome não podia ser mais literal. Este divinal puré de batata é uma criação francesa e tem a textura cremosa de um chantilly. Porquê? Porque as batatas são envolvidas em natas batidas antes de irem ao forno. Mas há mais. Por cima, ainda levam uma cobertura de queijo parmesão gratinado. Resultado: cremoso por dentro, crocante por fora.

A receita é do espectacular site The Kitchn que, cada vez mais, se está a transformar na minha leitura diária. E tudo o que leva é manteiga sem sal, batatas, queijo parmesão ralado fininho, leite gordo e natas para bater. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Edit_IMG_7593.jpeg

 

Divida a manteiga em 12 pedaços e deixe-a em cima do balcão da cozinha até ficar à temperatura ambiente.

Entretanto, descasque as batatas e corte-as em cubos com cerca de 2,5 cm. Coloque as batatas numa panela, cobrindo-as com água fria. Leve-as ao lume forte. Quando levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer, durante cerca de dez minutos, até conseguir espetar-lhes uma faca afiada sem grande resistência. Escorra a água e deixe as batatas arrefecerem ligeiramente.

Assim que conseguir pegar nas batatas com a mão, mas estas ainda estiverem quentes, esmague-as com um passevite. Junte-lhes o leite gordo e a manteiga e misture tudo até esta derreter. Agora só precisa de bater as natas até ficarem com a textura de chantilly e misturar: primeiro misture um terço das natas batidas com as batatas; depois, envolva o resto cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula, de forma a não perder o volume de chantilly.

Espalhe o puré de batata por um pirex, de 28 cm por 18 cm, untado com manteiga. Coloque o queijo ralado por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 20 a 25 minutos. Quando o parmesão estiver tostado no topo, o puré de batata está pronto. Et voilà!

 

Um óptimo puré de batata para si onde quer que o voilà esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn